Oferecer cuidados para pessoas que vivem com HIV continua sendo uma das principais atividades de MSF na Guiné. Em 2024, nossas equipes também atuaram no norte do país, respondendo a um surto de difteria. 

MSF atua na resposta ao HIV/aids na Guiné há mais de 20 anos. Em 2024, uma em cada quatro pessoas que vivem com HIV no país recebeu tratamento em centros de saúde na capital, Conacri, que foram apoiados por MSF por meio de cuidados diretos, capacitação profissional e doações de medicamentos. A oferta de serviços de HIV em unidades de saúde gerais permite tratar a doença como uma condição crônica e integrar os cuidados especializados ao sistema nacional de saúde. Com essa estratégia, também visamos a reduzir o estigma ainda presente em torno do HIV. Muitos ativistas, tanto soropositivos quanto soronegativos, apoiam essa abordagem, por contribuírem para o combate aos estereótipos associados à doença. 

MSF colabora com o Ministério da Saúde em nove unidades de saúde em Conacri, prestando apoio ao diagnóstico e tratamento do HIV, com ênfase na prevenção da transmissão vertical e no cuidado pediátrico, bem como no tratamento de infeções oportunistas. Em 2024, ampliamos os serviços destinados a vítimas e sobreviventes de violência sexual, incluindo o acesso a cuidados seguros de interrupção voluntária da gravidez. Adicionalmente, administramos uma unidade com 31 leitos no hospital Donka, dedicada ao atendimento de pessoas com complicações graves associadas ao HIV. 

A formação é outro componente importante de nosso projeto — treinamos mais de 300 profissionais de saúde em cuidados relacionados com o HIV. 

Em Siguiri, no norte da Guiné, as equipes de MSF responderam à emergência de um surto de difteria iniciado em agosto de 2023. Prestamos apoio ao tratamento dos doentes, ao encaminhamento de pacientes e à realização de campanhas de sensibilização comunitária — o que contribuiu para reduzir a mortalidade associada à epidemia, até maio. 

Dados referentes a 2024

17.600

pessoas em tratamento contra HIV com antirretrovirais

248

Equivalente em período integral

13.400

pessoas com HIV em estágio avançado sob cuidados diretos de MSF

8,9

milhões de euros

2.710

pessoas recém-diagnosticadas com HIV

Você pode gostar

Filtrar por

Lista de projetos​