Na Colômbia, Médicos Sem Fronteiras (MSF) concentra-se em apoiar comunidades que têm dificuldade de acesso aos serviços de saúde devido ao conflito em curso.    

Apesar do acordo de paz de 2016 entre o governo colombiano e os guerrilheiros das FARC e das negociações do atual governo com grupos armados não estatais, muitas áreas do país continuam afetadas pelo conflito. Em 2023, segundo a Provedoria de Justiça, mais de 66.000 pessoas foram detidas e quase 55.000 foram deslocadas por causa dos confrontos violentos e das ameaças.   

Em Alto Baudó, departamento de Chocó, desenvolvemos um modelo de atendimento com o objetivo de tornar os serviços médicos mais acessíveis, aproximando-os das casas das pessoas. O projeto envolve a capacitação de membros de comunidades indígenas e afrodescendentes em cuidados gerais de saúde mental e promoção da saúde. Nossa equipe também auxilia no encaminhamento de pacientes para centros de saúde e hospitais mais especializados.   

Até abril de 2023, apoiamos o mesmo modelo de atendimento nos municípios de Barbacoas, Roberto Payán e Magüí Payán, no departamento de Nariño, conhecido como Triângulo de Telembí, uma das sub-regiões mais afetadas pelo deslocamento no país. Este projeto foi concluído após dois anos, mas continuamos monitorando as necessidades médicas e humanitárias na área.   

MSF melhorou ainda mais o acesso aos cuidados em 2023 ao desenvolver o Sistema de Resposta a Emergências da Colômbia (CERS), uma equipe de médicos, psicólogos e enfermeiros que fazem visitas de duas a quatro semanas para prestar cuidados abrangentes a comunidades que não podem sair de suas casas por causa da violência armada. Essa equipe também desempenhou um papel fundamental na abertura do acesso humanitário para outras organizações a essas comunidades, que de outra forma ficariam sem serviços. A CERS apoiou comunidades nos departamentos de Amazonas, Guaviare, Antioquia, Cauca, Norte de Santander, Putumayo, Chocó e Nariño. 

Dados referentes a 2023

4.990

Consultas ambulatoriais

82

Equivalente em tempo integral

940

Consultas para serviços contraceptivos

3,6 milhões de euros

Despesas

350

Consultas individuais de saúde mental

Você pode gostar

Filtrar por

Lista de projetos​