Médicos Sem Fronteiras realiza em Belém uma série de atividades gratuitas para a população

Evento TransformAções promove rodas de conversa, palestras, intervenção cultural e exposição no início de dezembro.

Entre os dias 1o e 4 de dezembro, a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) estará em Belém, no Pará, com atividades culturais, debates e informações para quem sonha trabalhar com a instituição. O evento, chamado de TransformAções, vai ocupar diversos espaços da cidade durante quatro dias com atividades gratuitas.

• Relembre: TransformAções em Salvador em fotos

A primeira é o debate “Engajamento comunitário: construindo ações humanitárias centradas nas comunidades”, que vai discutir como a escuta cuidadosa, a comunicação e a colaboração entre profissionais e a população local são fundamentais para alcançar resultados positivos na saúde e no bem-estar. A mesa acontece no dia 1o de dezembro, às 9h, no Auditório David Mufarrej da universidade UNAMA.

No dia seguinte (02/12), a artista plástica Letícia Nunes, a Lenu, estará com a organização na inauguração do seu mural Crise climática também é uma crise de saúde na Praça do Carmo, na Cidade Velha. A manifestação cultural é um convite à reflexão sobre uma problemática atual que afeta a todos.

A obra também é um chamado para a participação do público na roda de conversa que vai discutir como os eventos climáticos, como queimadas, secas e inundações, são cada vez mais frequentes e severos e quais são os impactos que eles trazem na saúde da população. O debate acontece no dia 03/12, às 11h, no Fórum Landi, também na Cidade Velha, e faz parte da programação do Circular, evento que propõe uma ocupação cultural do centro de Belém.

No último dia do TransformAções, a organização traz a palestra Trabalhe com MSF. Quem tem interesse em atuar com Médicos Sem Fronteiras, mas não sabe como, terá a oportunidade de tirar essa e muitas outras dúvidas. O evento será no dia 04/12, às 19h, no Auditório David Mufarrej, na universidade UNAMA.

Esquentando as atividades

Antes mesmo de iniciar a programação oficial do evento, MSF inaugurou a exposição fotográfica Pergunte ao Tempo no Solar da Beira, dentro do complexo Ver-o-Peso, em Belém. Até o dia 11/12, o público poderá conferir e interagir com 12 registros marcantes da história da organização, que oferece cuidados de saúde a pessoas em situação de vulnerabilidade há mais de 50 anos.

Data: Até 11/12
Local: Solar da Beira – Dentro do complexo Ver-o-Peso (Avenida. Castilhos França – Campina, Belém).
Horário: Segunda a sexta, das 08h às 17h
Sábado e domingo, das 08h às 14h
Gratuito

Programação/agenda: TransformAções

Debate | Engajamento comunitário: construindo ações humanitárias centradas nas comunidades
O engajamento comunitário é um processo em que a escuta cuidadosa, a comunicação e a colaboração entre profissionais e membros da comunidade são fundamentais para alcançar resultados positivos na saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Neste debate, propomos refletir sobre três questões: a importância do engajamento comunitário; o papel e as práticas de MSF nesse processo; as barreiras e facilitadores do engajamento comunitário. A organização irá compartilhar experiências que colocaram as comunidades no centro da ação médica e da participação efetiva na tomada de decisões.

Participantes:

Felipe Aurélio Euzébio – Mestre em antropologia, trabalha com Médicos Sem Fronteiras como gestor de promoção de saúde em Portel, na região da Ilha do Marajó.

Maria Dinalva do Nascimento Andrade – Reconhecida como liderança quilombola e há 37 anos atuando como parteira na sua comunidade, ela já realizou mais de 60 partos. Maria Dinalva vive na comunidade Remanescente de Quilombo São Tomé de Tauçu, situada no rio Acutipereira, na zona rural do município de Portel.

Mais participantes serão divulgados em breve.

Data: 01/12
Horário: às 9h
Local: Auditório David Mufarrej – UNAMA (Av. Alcindo Cacela, 287 – Umarizal, Belém)
Gratuito
Inscrições aqui!

Roda de conversa | Crise climática também é uma crise de saúde

Queimadas, rios secos, inundações. As mudanças climáticas extremas não são mais uma previsão de futuro, mas uma realidade que já causa grave impacto na vida e na saúde de milhões de pessoas. É o que Médicos Sem Fronteiras (MSF) tem testemunhado ao redor do mundo, inclusive no Brasil. De que maneira as secas extremas ou inundações, por exemplo, podem afetar a saúde das pessoas? Por que a emergência climática é também uma crise de saúde? O que podemos fazer hoje para contribuir com um amanhã mais equilibrado?

Participantes

Lúcia Brum – coordenadora-médica de Médicos Sem Fronteiras no Brasil. Com mestrado em medicina tropical pela Fiocruz, trabalhou com Doença de Chagas, dengue, chikungunya, zika. Atuou em projetos em mais de 14 países, principalmente, na América Latina.

Luana Lisboa – Amazônia de Pé.

Roberta Menezes Rodrigues – diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA e coordenadora do Fórum Landi.

Data: 03/12
Horário: às 11h
Local: Fórum Landi, R. Siqueira Mendes, 60 – Cidade Velha, Belém – PA
Gratuito
Inscrições aqui!

Palestra | Trabalhe com MSF

Tem interesse em trabalhar com Médicos Sem Fronteiras (MSF) mas não sabe como funciona o recrutamento? Quer ouvir sobre como é o dia a dia nos projetos diretamente de alguém que vivenciou a experiência? Sabia que contratamos profissionais de diversas áreas, além de médicos?

Esse encontro é justamente uma conversa com profissionais experientes da organização, que explicarão o passo a passo para trabalhar conosco, falarão sobre como é a vida nos projetos e responderão a todas as dúvidas do público.

Palestrantes:

Renata Santos é psicóloga e atualmente preside o Conselho Administrativo de MSF-Brasil. Natural de Alagoas, ela já atuou em diversos projetos. Esteve na Guiné durante a epidemia de Ebola, além trabalhar no Afeganistão, Líbano e Iraque, entre outros países. No Brasil, ofereceu apoio aos sobreviventes da tragédia de Brumadinho (MG) e atuou com migrantes venezuelanos em Roraima.

Mais participantes serão divulgados em breve.

Data: 04/12
Horário: 19h
Local: Auditório David Mufarrej – UNAMA (Av. Alcindo Cacela, 287 – Umarizal, Belém)
Gratuito
Inscrições aqui!

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print