Estamos em choque com a morte de mais um profissional de MSF em Cabo Delgado

Promotor de saúde foi morto durante ataque no dia 5 de janeiro, no distrito de Mocímboa da Praia, em Moçambique.

© iAko M. Randrianarivelo/Mira Photo

Em 5 de janeiro, sexta-feira, quatro pessoas, incluindo um promotor de saúde de Médicos Sem Fronteiras (MSF), foram mortas durante um ataque no vilarejo de Chibanga, distrito de Mocímboa da Praia, localizado na província moçambicana de Cabo Delgado. Nosso colega tinha menos de 30 anos e deixa para trás sua família.

“Estamos de luto e muito tristes com a perda do nosso colega tão jovem durante esse ataque. Ele foi um membro ativo da comunidade, que se comprometeu a ajudar a salvar dezenas de vidas por meio da divulgação de mensagens de promoção da saúde, identificação de pacientes e encaminhamento para atendimento especializado, incluindo para gestantes e crianças. Estamos oferecendo todo o apoio possível à família e à nossa equipe”, lamentou Marta Cazorla, coordenadora de emergências de MSF em Cabo Delgado.

Em 2023, um membro da equipe de MSF também foi morto durante um ataque enquanto viajava de transporte público em Macomia. Embora tenha havido uma narrativa crescente de estabilização em Cabo Delgado, a situação de segurança permanece volátil, com a morte e o deslocamento forçado de civis ocorrendo regularmente.

Apesar da tristeza pela perda de nosso colega, MSF continuará prestando assistência humanitária e médica às famílias em Mocímboa da Praia, impactadas pelo contexto de conflitos na região. MSF fornece assistência médica e humanitária em Cabo Delgado desde 2019. Atualmente, estamos presentes nos distritos de Macomia, Mocímboa da Praia, Mueda, Muidumbe, Nangade e Palma.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print