MSF está em choque com a morte de um profissional durante ataque em Cabo Delgado

Motorista da organização foi ferido durante seu dia de folga enquanto viajava para visitar a família em Pemba, Moçambique.

No último sábado (4), durante um ataque na estrada entre Macomia e Pemba, perto de Mitambo, em Moçambique, um profissional de Médicos Sem Fronteiras (MSF) foi ferido durante seu dia de folga enquanto viajava em transporte público para visitar a família em Pemba. Poucas horas depois, nosso colega faleceu enquanto recebia cuidados médicos, deixando sua mulher e cinco filhos. O profissional era motorista no projeto de MSF em Macomia e fazia parte da organização desde agosto de 2019.

“Hoje estamos de luto. Perdemos um colega que, como todos os profissionais, estava totalmente empenhado em ajudar famílias deslocadas, muitas vezes enfrentando riscos significativos”.
– Federica Nogarotto, coordenadora-geral de MSF em Moçambique.

“Hoje é um dia muito triste para nós e para as nossas equipes. Estamos dando todo apoio à família do nosso colegaʺ, completa Nogarotto.

MSF está preocupada com a violência contínua no norte de Moçambique e ataques indiscriminados que matam e ferem civis em Cabo Delgado regularmente. Estamos desenvolvendo atividades em Cabo Delgado desde 2019, incluindo cuidados primários de saúde, saúde mental e apoio psicossocial, distribuição de itens básicos e atividades de promoção da saúde.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print