Criança leva panela com comida na cabeça, cena rotineira em Kenema, Serra Leoa
Foto: Mohammed Sanabani/MSF

Em Serra Leoa, Médicos Sem Fronteiras (MSF) fez progressos no tratamento da tuberculose resistente a medicamentos (TB-DR) em 2022, na medida em que continuou administrando projetos de longa duração voltados para a melhoria dos serviços de saúde materno-infantil. 

Administramos projetos em três distritos, principalmente voltados para crianças menores de cinco anos, gestantes e lactantes, pacientes com tuberculose (TB) e sobreviventes de violência sexual e de gênero. 

Em Kenema, um distrito com altos índices de morbidade e mortalidade de mães e filhos, o hospital Hangha, de MSF, oferece serviços de emergência para crianças com menos de cinco anos, incluindo nutrição terapêutica intensiva e cuidados intensivos. Também prestamos assistência médica a gestantes, atendendo casos de complicações durante a gravidez e o parto, além de oferecer cuidados a recém-nascidos. Em 2022, também abrimos um centro de atendimento obstétrico e neonatal de emergência integral no hospital. A unidade conta com uma planta de energia solar, o que significa que ela funciona com 100% de energia renovável, barata e produzida localmente durante o dia, e faz uso de geradores a diesel durante a noite. 

Em Mile 91, no distrito de Tonkolili, apoiamos centros de saúde básica, com o objetivo de reduzir a incidência de doenças e mortes entre mães e filhos por causas evitáveis. Os pacientes que demandam cuidados especializados são encaminhados para o hospital distrital de Magburaka, onde damos apoio à oferta de serviços de saúde materna, neonatal e pediátrica e de cuidados integrais voltados para saúde sexual e reprodutiva. Os serviços incluem a prevenção da transmissão do HIV de mãe para filho, planejamento familiar e apoio médico e psicossocial para sobreviventes de violência sexual e de gênero.  

Em 2022, a Academia de Saúde MSF continuou administrando programas de desenvolvimento de habilidades para enfermeiros, parteiras e outros profissionais da saúde, oferecendo treinamento para melhorar o desempenho e ativar e manter respostas de emergência de maneira eficiente. 

No distrito de Bombali, nossas equipes trabalham em colaboração com o Programa Nacional de Controle de Lepra e Tuberculose para apoiar no diagnóstico e no manejo da TB. Em 2022, alcançamos um marco importante: demos início à implementação de um tratamento para TB-DR com um novo regime que é muito mais curto, tem menos efeitos colaterais e envolve menos medicamentos, contribuindo para facilitar a tolerância ao e a conclusão do tratamento. Serra Leoa é o primeiro país do mundo a disponibilizar esse regime de tratamento como primeira opção para pacientes com TB-DR. 

Dados referentes a 2022

137.600

Consultas ambulatoriais

5.190

Partos assistidos

86.200

Casos de malária tratados

74

Pessoas começaram o tratamento para tuberculose (TB)

Filtrar por