Na Rússia, Médicos Sem Fronteiras (MSF) trata pessoas com tuberculose resistente a medicamentos (TB-DR) e HIV. Em 2022, também respondemos às necessidades das pessoas deslocadas em consequência do conflito na Ucrânia. 

Em Arkhangelsk e Vladimir, continuamos colaborando com as autoridades locais de saúde e a Northern State Medical University na implementação de um regime de tratamento de nove meses para TB-DR. A medicação é totalmente oral, o que significa que os pacientes não precisam tomar injeções dolorosas, facilitando sua tolerância ao tratamento. Num futuro próximo, planejamos começar a inscrever pacientes em um programa de tratamento ainda mais curto – de apenas seis meses –, recentemente recomendado pela Organização Mundial da Saúde. 

Em Moscou e São Petersburgo, colaboramos com duas ONGs comunitárias para oferecer tratamento para pessoas vivendo com HIV e consultas médicas para pessoas com acesso limitado a cuidados de saúde, incluindo aquelas que entraram na Rússia devido ao conflito na Ucrânia. Também apoiamos nossa ONG parceira em Moscou na administração de uma clínica móvel voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo apoio médico e assistência social. 

Em 2022, começamos a apoiar pessoas que chegaram às regiões de Voronezh, Belgorod e Rostov, no Sul da Rússia, depois de fugir do conflito na Ucrânia. Por meio de ONGs regionais, organizamos uma equipe de médicos, psicólogos e assistentes sociais locais para garantir a oferta dos cuidados médicos necessários em instalações médicas autorizadas. MSF também preencheu lacunas na assistência médica e ofereceu apoio financeiro para custear medicamentos e consultas médicas quando necessário. Além disso, doamos itens de primeira necessidade, como alimentos, kits de higiene e utensílios domésticos essenciais para organizações locais que beneficiaram mais de 20 mil recém-chegados.  

Filtrar por