MSF inicia resposta de emergência em ilhas afetadas pelo tufão Rai nas Filipinas

Após o tufão Rai ter atingido as Filipinas em dezembro, deixando centenas de vítimas, nossas equipes iniciaram atividades médicas e humanitárias nas regiões mais afetadas.

MSF inicia resposta de emergência em ilhas afetadas pelo tufão Rai nas Filipinas
Foto: Chenery Lim/MSF

As equipes de emergência de Médicos Sem Fronteiras (MSF) irão começar a fornecer assistência médica e humanitária às comunidades nas ilhas remotas de Dinagat, Surigão do Norte e outras áreas, algumas das mais afetadas pelo tufão Rai (também conhecido localmente como Odette), que atingiu as Filipinas em dezembro de 2021, causando centenas de vítimas.

Após avaliações realizadas entre dezembro e início de janeiro, estamos enviando equipes nesta semana para essas regiões afetadas, que têm uma população estimada em mais de 240 mil pessoas. Em cooperação com a resposta em curso das autoridades filipinas, estamos nos concentrando em apoiar as unidades de saúde, administrar clínicas móveis em áreas isoladas, facilitar o encaminhamento de pacientes críticos, distribuir itens de socorro e doar materiais médicos essenciais.

“O tufão Rai impactou severamente a vida de dezenas de milhares de pessoas nestas ilhas. Muitos perderam suas casas e meios de subsistência e estão enfrentando dificuldades para ter acesso à assistência médica e água potável”, diz Chenery Ann Lim, coordenadora médica de emergência de MSF. “É crucial tornar os serviços básicos disponíveis imediatamente para evitar a propagação de doenças transmitidas pela água”.

MSF inicia resposta de emergência em ilhas afetadas pelo tufão Rai nas Filipinas
Foto: Chenery Lim/MSF

Resposta de MSF

Ilhas de Dinagat

Na ilha-província de Dinagat, cerca de 30 mil casas e grande parte da infraestrutura local foram destruídas pelo tufão. Anteriormente, havia apenas um médico atendendo 36 mil pessoas em Basilisa. Além disso, as três ambulâncias marítimas que transportavam pacientes que precisavam de atendimento especializado para fora da ilha estão com problemas ou foram afetadas durante o tufão.

Durante nossa avaliação, observamos pacientes com infecções do trato respiratório superior, diarreia aquosa aguda e hipertensão. Em uma cidade, algumas pessoas foram mordidas por cães de rua.

Nossas equipes irão apoiar os profissionais de saúde locais e irão enviar profissionais para o Hospital Distrital de Dinagat e as unidades de saúde de Basilisa e San Jose, que foram gravemente danificadas e precisam ser reabilitadas. Encaminharemos pacientes com necessidade de cuidados adicionais, apoiando um sistema de ambulâncias marítimas.

Surigão e áreas periféricas

Na ilha de Surigão, na província de Surigão do Norte, onde várias unidades de saúde também foram danificadas, forneceremos à comunidade serviços de saúde, incluindo socorristas, primeiros socorros psicológicos e cuidados de saúde mental, além de apoio com encaminhamentos de pacientes.

Também iniciaremos clínicas móveis em áreas que até agora receberam pouca ou nenhuma ajuda, incluindo algumas ilhas periféricas da cidade de Surigão. O apoio à saúde mental será um componente-chave de nossas consultas.

O abastecimento de água potável é atualmente uma grande preocupação, apesar da abundante disponibilidade de água na área. A capacidade de armazenamento e a rede de água foram gravemente afetadas após o tufão, e as autoridades já atribuíram algumas mortes à gastroenterite aguda e leptospirose, uma infecção bacteriana que geralmente ocorre após inundações ou que ocorre por meio de água contaminada. Em resposta, vamos distribuir kits de higiene e fornecer atividades de água e saneamento para aumentar o acesso à água potável em todas as áreas de nossa resposta de emergência.

O tufão Rai foi a tempestade mais forte a atingir as Filipinas em 2021, afetando 11 regiões e 38 províncias, deixando pelo menos 405 mortos, 65 desaparecidos e 1.261 feridos, de acordo com o Conselho Nacional de Redução e Gestão de Riscos de Desastres.

MSF fornece apoio nas Filipinas desde 1984, especialmente em resposta a emergências e desastres naturais. Em 2013, MSF foi um dos primeiros a responder após o tufão Haiyan. Em 2017, prestamos apoio a deslocados internos após o cerco à cidade de Marawi. Também administramos dois projetos estáveis nas Filipinas: um projeto de tuberculose em Tondo, Manila e, em Marawi e Lanao del Sur, prestamos cuidados de saúde mental e tratamos doenças não transmissíveis.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print