Lost at Sea: um curta-metragem de animação baseado na história real de um refugiado Rohingya

O premiado curta-metragem Lost at Sea (Perdido no Mar, em inglês), lançado por Médicos Sem Fronteiras (MSF), é baseado na experiência real de Muhib, um homem Rohingya forçado a deixar Mianmar em busca de refúgio na Malásia. Muhib passou mais de duas semanas à deriva em um barco de pesca no Mar de Andaman com outras pessoas que, assim como ele, tentavam salvar suas vidas. Ele testemunhou a morte de 27 pessoas a bordo.

O povo Rohingya é um grupo de minoria étnica originário de Mianmar. Desde 1960, eles enfrentam ciclos de perseguição e violência, o que forçou deslocamentos em massa. Em 1982, os Rohingya tiveram sua cidadania retirada em Mianmar e se tornaram a maior população apátrida do mundo, ou seja, sem pátria e sem acesso a direitos fundamentais.

Assista também: Você sabe o que é um kyssa Rohingya?

Hoje, cerca de 1 milhão de rohigyas vivem em Cox’s Bazar, Bangladesh, o maior acampamento de refugiados do mundo. No acampamento, as condições são precárias: não há acesso adequado a saúde, água potável ou saneamento. Há mais de 30 anos, MSF oferece ajuda médico-humanitária aos Rohingya. Durante esse tempo, temos testemunhado que a condição de apátrida imposta a essa população tem causado impactos catastróficos na saúde e bem-estar das pessoas ao longo de gerações.

Leia também: Sete contextos de refúgio em que MSF atua e que você precisa conhecer

Lost at Sea é um curta de animação produzido por MSF, Noon Films e Presence. O filme utiliza imagens pintadas quadro a quadro, juntamente com a música e a poesia de artistas Rohingya.

Recentemente, Lost at Sea conquistou dois prêmios: melhor curta internacional no Heroes International Film Festival, em Roma, e de melhor curta com relevância social no 4º Prêmio Chema Castiello, na Espanha. Assista.

 

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print