Bangladesh: MSF reabre clínica destruída por incêndio no acampamento de refugiados em Cox’s Bazar

Nossos profissionais fornecem tratamento para uma média de 2.200 pacientes diariamente.

Profissionais que atuam na clínica de MSF em Balukhali, no acampamento de Cox’s Bazar. © Jan Bohm/MSF

Em 22 de março de 2021, um incêndio devastador varreu o maior acampamento de refugiados do mundo em Cox’s Bazar, Bangladesh, resultando em 15 mortes e 560 feridos, e deixando 45 mil pessoas sem abrigo. O incêndio também destruiu a clínica de Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Balukhali.

Apenas um mês após o incêndio, MSF retomou a prestação de serviços médicos essenciais em estruturas temporárias. A política vigente no acampamento trata a crise como temporária, portanto, nenhuma estrutura permanente é permitida – nem para os serviços médicos, nem para as pessoas que vivem no acampamento.

Para reconstruir a clínica, MSF trabalhou arduamente para obter as licenças que permitiriam a construção de estruturas semipermanentes. Depois de dois anos, essas autorizações foram finalmente concedidas, e a construção começou em janeiro de 2023. Enquanto as pessoas em muitas partes do mundo comemoravam o Natal, nós comemorávamos a conclusão da nova clínica. No dia 21 de dezembro de 2023, dois anos e meio após o incêndio, MSF realizou uma cerimônia de reabertura da clínica que contou com a presença da comunidade, da equipe e das autoridades.

Reabertura da clínica Balukhali em Cox’s Bazar. © Jan Bohm/MSF

“Os pacientes viajam de áreas distantes do acampamento para receber o tratamento de qualidade que oferecemos”, diz Sarmin Akter, que atua na instalação desde 2017, fornecendo suporte à coordenação do projeto. “O incêndio afetou severamente a prestação de nossos serviços. No entanto, os pacientes continuaram contando conosco devido à confiança que construímos. Apesar das restrições de movimento impostas às pessoas, mesmo dentro dos limites do acampamento, elas escolheram nossa instalação em vez de alternativas mais próximas a seus abrigos devido à confiança em nossa equipe.”

Saúde mental e saúde sexual e reprodutiva são focos principais

A clínica de MSF em Balukhali oferece serviços ambulatoriais com foco em duas áreas principais: saúde sexual e reprodutiva, incluindo cuidados para sobreviventes de violência sexual e de gênero, e serviços de saúde mental, incluindo cuidados psiquiátricos e tratamento para epilepsia.

Equipe de saúde sexual e reprodutiva da clínica de MSF em Balukhali, em Cox’s Bazar. © Jan Bohm/MSF

A instalação também funciona como um centro de vacinação, de promoção de saúde e água e saneamento. É base também para a nossa equipe de assuntos humanitários, que atua em outros acampamentos da região identificando áreas de preocupação humanitária como, por exemplo, quando os refugiados são impedidos de acessar centros de saúde secundários ou quando a certidão de nascimento de seus bebês é negada.

As políticas atuais se baseiam na suposição de que os Rohingyas retornarão a Mianmar. Uma perspectiva que, por enquanto, permanece distante, já que as condições para um retorno seguro e digno, onde seus direitos serão garantidos, simplesmente não existem. Mas as necessidades estão aqui e agora.”

– Antonino Caradonna, coordenador-geral do projeto de MSF em Bangladesh.

 

Quer ajudar MSF a levar cuidados de saúde essenciais a contextos como esse? DOE AGORA!

 

“Os desafios estão crescendo e o apoio dos doadores internacionais está diminuindo. É crucial manter a crise dos Rohingyas na consciência global para atender às necessidades imediatas e crescentes dessa população, as quais testemunhamos todos os dias, e continuar na mesma direção, até que as condições sejam favoráveis para um retorno a Mianmar. Ações significativas devem ser tomadas para facilitar que os rohingyas sejam autossustentáveis e vivam com segurança e dignidade”, afirma Antonino Caradonna.

 

 

Desde 1978, o distrito de Cox’s Bazar tem abrigado refugiados rohingyas que fogem da violência direcionada no estado de Rakhine, em Mianmar. A maior e mais recente onda de violência, iniciada em agosto de 2017, resultou na fuga de centenas de milhares de pessoas atravessando a fronteira para Bangladesh. Juntamente com os refugiados já deslocados por causa da violência anterior, cerca de um milhão de rohingyas estão vivendo em condições cada vez mais difíceis.

 

 

MSF opera nove centros médicos e dois centros de prontidão

MSF é um dos principais fornecedores de cuidados de saúde na região de Cox’s Bazar, operando nove centros médicos e dois centros de prontidão para surtos múltiplos. Como a prevenção de doenças é mais eficiente do que lidar com as consequências dos surtos, MSF também gerencia várias redes de água e administra duas estações de tratamento de lodo fecal.

Entre janeiro e novembro de 2023, equipes de MSF forneceram 106.424 atendimentos em pronto-socorro e 610.208 consultas ambulatoriais. As atividades de promoção de saúde alcançaram 718.176 pessoas. Todos os dias, as equipes médicas de MSF tratam aproximadamente 2.200 pacientes.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print