Haiti: ataque a ambulância deixa um paciente morto e força MSF a suspender atividades

Organização precisou interromper serviços no Centro de Emergência de Turgeau, em Porto Príncipe, por tempo indeterminado.

Na terça-feira, 12 de dezembro, um grupo de homens armados parou uma ambulância de Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Porto Príncipe, capital do Haiti. Eles tiraram um paciente à força do veículo e o mataram. MSF está suspendendo todas as atividades no Centro de Emergência de Turgeau por tempo indeterminado.

No mesmo dia do ataque, em 12 de dezembro, às 16h (horário local), um homem gravemente ferido foi internado no Centro de Emergência de MSF em Turgeau, um bairro próximo ao centro da cidade de Porto Príncipe. A condição do paciente era crítica, então a equipe médica decidiu transferi-lo para outro hospital, onde poderia receber os cuidados especializados necessários.

Por volta das 17h30, um comboio de duas ambulâncias deixou o Centro de Emergência para realizar a transferência de dois pacientes. A poucos metros da unidade de saúde, no entanto, vários indivíduos armados apareceram de uma rua e bloquearam o comboio. Eles bateram no capô da ambulância e dispararam tiros para o alto.

Os homens do grupo olharam para dentro da primeira ambulância e ordenaram que a segunda retornasse ao Centro de Emergência. Eles tiraram o paciente da primeira ambulância à força, o espancaram e atiraram nele várias vezes. Quando o paciente morreu, o grupo fugiu do local.

Precisamos de um mínimo de segurança para realizar nosso trabalho médico. Não podemos trabalhar se nossa atuação médica estiver ameaçada pela violência.”
– Benoît Vasseur, coordenador-geral de MSF no Haiti.

“MSF é uma das poucas organizações internacionais que fornecem cuidados médicos na capital. Não podemos aceitar que nossas ambulâncias sejam atacadas e nossos pacientes sejam espancados e mortos. Para realizar nosso trabalho, nossas instalações médicas, nossa equipe e nossos pacientes devem ser respeitados”, alerta Benoît Vasseur, coordenador-geral de MSF no Haiti.

“Podemos ver que os haitianos estão angustiados e indignados. Eles são submetidos a terríveis crueldades diariamente. Somos testemunhas diretas disso: violência sexual, tortura, tentativas de assassinato. Todos os nossos serviços médicos estão aqui para fornecer cuidados às pessoas em meio a esta violência.”
Infelizmente, MSF precisou anunciar a suspensão de todas as atividades em seu Centro de Emergência de Turgeau por tempo indeterminado, para permitir uma análise do ataque e a reavaliação do risco para sua equipe e seus pacientes.

MSF continua oferecendo cuidados de saúde gratuitos e de alta qualidade em suas outras instalações: nosso hospital em Cité Soleil, nosso hospital em Tabarre (que fornece cuidados para traumas e queimaduras) e uma clínica para sobreviventes de violência sexual em Delmas 33, a Pran Men ‘m. Nossas clínicas móveis continuam em funcionamento em diferentes áreas da cidade e em acampamentos para pessoas deslocadas. No sul do país, a maternidade de Port-à-Piment também permanece aberta.

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print