Europa mantém pressão contra operações de busca e resgate no Mediterrâneo

Equipe de TV brasileira acompanhou trabalho do navio Geo Barents, de MSF.

Na ausência de um sistema europeu que consiga acolher pessoas que tentam atravessar o Mar Mediterrâneo para fugir de guerras, violência, perseguição e pobreza em seus países de origem, organizações não-governamentais realizam atividades de busca e salvamento na região. Médicos Sem Fronteiras (MSF) está presente no Mediterrâneo Central desde 2015, naquela que é considerada a fronteira mais mortal do mundo.
Apenas entre janeiro e março deste ano, mais de 400 pessoas morreram tentando atravessar a região, segundo dados da OIM (Organização Internacional de Migrações). Desde 2014, o número de mortos ultrapassa 20 mil.

• Para saber mais sobre o trabalho de MSF no Mediterrâneo Central, acesse: busca e resgate.

A situação permanece extremamente grave em meio a pressões de governos europeus, particularmente o da Itália, para dificultar ou mesmo impedir a ação de organizações como MSF. As embarcações com migrantes e solicitantes de asilo costumam sair do litoral da Líbia rumo à Itália. A estratégia da União Europeia é financiar a Guarda Costeira da Líbia, que realiza operações para capturar os botes e leva-los de volta ao país de onde fugiam, justamente por enfrentarem péssimas condições de vida, sendo submetidos à prisão, tortura, extorsão e trabalhos forçados.

• Leia também: Histórias de mulheres que sobreviveram ao Mediterrâneo

Paralelamente, legislação recentemente aprovada pela Itália tem obrigado os navios de busca e resgate a desembarcar os resgatados em portos muitas vezes distantes vários dias de viagem de sua zona de atuação. Isso atrasa deliberadamente o trabalho e acaba por impedir que mais vidas possam ser salvas.

• Continue lendo: “Quantas vezes mais teremos que repetir essa tragédia?”

“Vendo o trabalho de busca e resgate de perto fica claro que é preciso muita coragem para se arriscar em mar aberto”, observa o jornalista Ari Peixoto, que no final de junho acompanhou junto com o cinegrafista Leopoldo Moraes o trabalho no navio Geo Barents, operado por MSF. Os dois produziram uma série de reportagens para o Jornal da Record. “Ficou claro para mim que a coragem de quem deixa tudo para trás é turbinada pela esperança de uma vida melhor”, explicou. Na semana em que esteve a bordo da embarcação, eles se depararam com histórias “de fim e recomeço”, e testemunharam como os que fogem em barcos precários levam “vidas inteiras espremidas dentro de mochilas e bolsas”.

Peixoto disse também ter sido transformado pelo que viveu ao acompanhar o trabalho de MSF. E, apesar de toda a dor que testemunhou, encontrou também motivos para realimentar sua esperança. “Voltei ao Brasil com a firme crença de que ainda há espaço para acreditar que a bondade humana não é só um mito. E espero ainda poder ver o dia em que o Mediterrâneo não será mais o túmulo de quem só está buscando uma vida melhor”, afirmou.

Para assistir ao primeiro episódio da série, acesse aqui.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print