Aumento das necessidades médicas sobrecarrega Hospital Abs, no Iêmen

Apoio à instalação é uma das maiores respostas humanitárias de MSF em todo o mundo, mas organização atingiu o limite da capacidade de atuação.

O alto número de pessoas que procuram tratamento no Hospital Abs, na província de Hajjah, no Iêmen, está sobrecarregando as equipes e os serviços essenciais da instalação, alerta Médicos Sem Fronteiras (MSF). Os pacientes frequentemente precisam compartilhar leitos. A sala de emergência, a maternidade, a unidade neonatal e o centro de nutrição terapêutica intensiva constantemente operam com mais de 100% da capacidade. MSF, cujas equipes atuam no hospital desde 2015, afirma que atingiu o limite de sua capacidade de resposta.

• Assista: Um dia no Hospital Abs, no Iêmen, com Médicos Sem Fronteiras

“Em resposta ao aumento do número de pacientes ao longo dos anos, adaptamos nosso apoio ao Hospital Abs, ampliando diferentes departamentos, aumentando a capacidade de leitos e consolidando os recursos humanos”, diz a coordenadora-geral de MSF no projeto, Caroline Ducarme.

“Esse apoio ao Hospital Abs se tornou uma das maiores respostas humanitárias de MSF em todo o mundo, mas hoje atingimos o limite de nossa capacidade de resposta em termos de espaço, recursos humanos e suprimentos.”
– Caroline Ducarme, coordenadora-geral de MSF.

O aumento da demanda por serviços do Hospital Abs ocorre devido a uma série de fatores, incluindo o conflito prolongado no Iêmen; a falta de serviços de saúde primária de qualidade a preços acessíveis – o que significa que os pacientes que poderiam procurar atendimento em clínicas locais são obrigados a ir a hospitais para tratamento, muitas vezes indo somente quando a condição já é grave; e as más condições de vida em acampamentos para pessoas deslocadas no distrito de Abs, como a falta de água potável e saneamento, que pode levar a surtos de doenças.

Cortes de financiamento agravaram situação

A situação foi agravada em 2022, quando os cortes de financiamento fizeram com que vários provedores de serviços de saúde parassem de atuar na província de Hajjah e em Al Hudayda, província vizinha. Como resultado, os serviços foram interrompidos em várias unidades de saúde, enquanto outras ficaram com suprimentos médicos insuficientes, aumentando a pressão sobre o Hospital Abs.

“Embora tenhamos desenvolvido significativamente nossas atividades no Hospital Abs ao longo dos anos, aumentando a capacidade de leitos de 33 para 288 e apoiando mais de 80% dos departamentos hospitalares, ainda não somos capazes de cobrir as necessidades de todos”, diz Ducarme.

Necessidades requerem aumento urgente da resposta de outras organizações

O Hospital Abs é o único hospital para cerca de um milhão de pessoas na região, e MSF é a única organização internacional com presença permanente na área. Em 2022, as equipes de MSF no Hospital Abs realizaram 79.325 consultas de emergência, acompanharam 10.181 partos, cuidaram de 3.095 recém-nascidos na unidade neonatal, trataram 2.944 crianças com desnutrição no centro de nutrição terapêutica intensiva, realizaram 5.237 intervenções cirúrgicas e trataram 1.202 pacientes com malária.

Foto: Jinane Saad/MSF

Embora MSF continue a apoiar o Hospital Abs em 2023, é preciso que outras organizações de saúde intensifiquem e apoiem a prestação de cuidados médicos no distrito, onde as pessoas têm uma série de necessidades médicas urgentes, incluindo o risco de desnutrição e sarampo.

“O drástico impacto do conflito prolongado no sistema de saúde no Iêmen requer esforços adicionais de doadores e organizações humanitárias, para desenvolver e fortalecer o sistema de saúde para garantir que cuidados médicos de qualidade e a preços acessíveis estejam disponíveis a todos no distrito de Abs, na província de Hajjah e em todo o Iêmen”, diz Caroline Ducarme.

Também é necessária uma ação urgente das autoridades de saúde e das organizações humanitárias e de desenvolvimento para suprir as lacunas nos cuidados de saúde primários, garantir o acesso oportuno aos serviços médicos e reduzir os riscos de complicações, o que leva a um aumento da demanda por serviços de saúde secundária.

MSF planeja nova organização das atividades

MSF está prosseguindo com a reorganização de suas atividades no Hospital Abs, em colaboração com o Ministério da Saúde do país. Esse plano, lançado em 2022, inclui a revisão dos critérios de encaminhamento e admissão em alguns serviços e a transferência de determinados serviços ao Ministério da Saúde Pública do Iêmen, além da implementação de ajustes na gestão de recursos humanos.

Por meio dessa reorganização, MSF busca melhorar a qualidade dos cuidados e se concentrar nos pacientes mais vulneráveis e nas atividades vitais, ao mesmo tempo em que fortalece a capacidade do sistema nacional de saúde de garantir soluções sustentáveis para a prestação de cuidados médicos no distrito de Abs.

MSF atua no Iêmen desde 1986, e suas equipes trabalham continuamente no país desde 2007. Em 2022, os profissionais de MSF trabalharam em 12 hospitais e forneceram apoio a outras 16 unidades de saúde em 13 províncias do país.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print