Foto: Tadeu Andre/MSF

Em Moçambique, Médicos Sem Fronteiras (MSF) respondeu às enormes necessidades humanitárias na província de Cabo Delgado em 2022, provendo cuidados de saúde às pessoas afetadas pela escalada da violência.  

No final de 2022, quase um milhão de pessoas estavam deslocadas internamente em Cabo Delgado devido a confrontos entre grupos armados não estatais e forças governamentais, num conflito que se prolonga desde 2017. Desde junho, na medida em que a violência avançava para o sul, milhares de famílias tiveram de se deslocar em poucos dias. Paralelamente, milhares de outras pessoas optaram por retornar às suas casas, apesar da falta de serviços e da destruição causada pelo conflito.  

Desde 2019, respondemos às crescentes necessidades das comunidades deslocadas e locais na província, principalmente em áreas que recebem pouca ou nenhuma assistência. Nossas atividades incluem cuidados de saúde básica, saúde mental e apoio psicossocial, distribuição de itens de primeira necessidade, promoção de saúde e serviços de água, higiene e saneamento.  

Em 2022, trabalhamos nos distritos de Macomia, Mocímboa da Praia, Palma e Mueda e enviamos equipes móveis a Meluco, Muidumbe e Nangade, para oferecer cuidados de saúde e distribuir itens de primeira necessidade. Entretanto, repassamos nossas atividades em Metuge ao Ministério da Saúde. 

Em Beira, província de Sofala, administramos um programa de saúde sexual e reprodutiva que inclui assistência ao aborto seguro, teste de HIV e tratamento para violência sexual e de gênero para grupos estigmatizados, como profissionais do sexo e homens que fazem sexo com homens. Também apoiamos a implementação de diretrizes nacionais para o tratamento de HIV para essas populações e oferecemos tratamento avançado de HIV no Hospital Central de Beira e em 10 centros de saúde. Em 2022, ajudamos a reabilitar centros de saúde danificados pela tempestade tropical Chalane e pelo ciclone Eloise. 

Em Nampula, MSF começou a trabalhar com o Ministério da Saúde para melhorar as atividades de prevenção e o tratamento de doenças tropicais negligenciadas e transmitidas por vetores, bem como a vigilância e o preparo para emergências, como surtos de cólera e desastres naturais.  

Dados referentes a 2022

307.100

Consultas ambulatoriais

3.900

Consultas individuais de saúde mental

2.170

Pessoas com HIV avançado sob cuidados diretos de MSF

Filtrar por