Uma longa jornada de volta ao normal - Filipinas
Foto: Veejay Villafranca/MSF

Médicos Sem Fronteiras (MSF) continuou respondendo à alta prevalência de casos de tuberculose (TB) nas Filipinas, onde a doença mata cerca de três pessoas a cada hora.

Em 2021, para conter a disseminação da doença e reduzir sua taxa de incidência – atualmente, a quarta maior do mundo – MSF iniciou atividades na capital, Manila. Em 2022, lançamos novas atividades fazendo uso de um caminhão equipado com raio-X no distrito de Tondo, uma das regiões mais densamente povoadas e empobrecidas da capital, onde as pessoas são mais suscetíveis à infecção por TB. Em colaboração com o Departamento de Saúde de Manila, nossas equipes realizaram atividades de promoção de saúde para incentivar as pessoas a se submeterem ao exame de radiografia do tórax. Os pacientes examinados são, então, encaminhados aos centros de saúde locais para tratamento. Nossas equipes também fazem visitas domiciliares imediatamente após o diagnóstico para rastrear os contatos próximos das famílias, administrar testes cutâneos de TB e oferecer tratamento preventivo às crianças. O diagnóstico e o tratamento precoces são algumas das maneiras mais efetivas de prevenir a disseminação da TB. 

Em Marawi, no sul das Filipinas, continuamos prestando assistência às pessoas deslocadas internamente e afetadas pelo confronto armado entre forças do governo e militantes do grupo pró-Estado Islâmico em 2017, oferecendo cuidados de saúde básica e mental, bem como tratamento para doenças não transmissíveis. Em dezembro, com o fim das fases aguda e pós-emergencial de nossa resposta médica, fechamos o projeto e repassamos as atividades às organizações de saúde locais. 

Após a devastação causada em dezembro de 2021 pelo super tufão Rai (conhecido localmente como Odette), que afetou o Centro e o Sul das Filipinas e deslocou cerca de 333 mil pessoas, MSF implementou uma resposta de emergência na província insular de Dinagat e nas ilhas periféricas da cidade de Surigao. A intervenção, que durou até meados de março, concentrou esforços no apoio às instalações de saúde com pessoal adicional, na administração de clínicas móveis com a oferta de serviços de saúde mental e apoio psicossocial em áreas isoladas, na facilitação das referências de pacientes críticos, na distribuição de itens de higiene e água potável e na doação de materiais médicos essenciais. 

Dados referentes a 2022

17.900

Consultas ambulatoriais

Filtrar por