Vídeos especiais de MSF no Amazonas

No começo de 2021, durante a segunda onda da COVID-19, o sistema de saúde do Amazonas colapsou, e o trabalho de Médicos Sem Fronteiras (MSF) nos municípios do interior do estado, onde a organização já estava presente, foi intensificado. Psicólogos, enfermeiros, médicos, dentre outros profissionais de saúde, foram mobilizados. E as ações de MSF em Tefé e São Gabriel da Cachoeira, entre novembro de 2020 e março de 2021, estão retratadas em dois vídeos especiais lançados em um evento on-line que ocorreu dia 7 de julho.

O bate papo de estreia dos vídeos reuniu três profissionais que atuaram nas cidades amazonenses: Carolina Gonzaga, médica que atuou em Tefé; a enfermeira Jamila Costa, que atuou em São Gabriel da Cachoeira; e o coordenador dos projetos de emergência no Brasil, Fábio Biolchini, que atuou à época como coordenador do projeto de Manaus. Os vídeos foram produzidos por Mariana Abdalla, produtora de conteúdo multimídia de MSF.

Em “Tefé: história de Dona Bonifácia”, mostramos a emocionante história de uma centenária que foi infectada pela COVID-19 e venceu a batalha contra o vírus no Hospital Regional de Tefé. Bonifácia de Oliveira, de 109 anos, encantou a todos da equipe médica que, com o convívio, descobriram um pouco da inspiradora trajetória dela: Bonifácia trabalhou por um longo tempo na agricultura e conseguiu se alfabetizar aos 100 anos.

Já em “Cuidado indígena em São Gabriel da Cachoeira”, registramos a atuação imprescindível de profissionais de saúde que falavam diferentes línguas de diferentes povos indígenas atendidos em clínicas móveis dentro da cidade e, assim, tornaram o atendimento ainda mais humanizado e empático aos pacientes. São Gabriel da Cachoeira é o município mais indígena do Brasil, e esse distintivo foi importante para que MSF pudesse levar acesso a cuidados de saúde aos povos indígenas da região, respeitando hábitos e a cultura local.

Ficou curioso para assistir aos vídeos? Clique aqui:

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print