Ucrânia: um ano desde a escalada da guerra em 20 fotos

Confira a galeria que compila o ano da resposta emergencial de MSF no país.

Há um ano, em 24 de fevereiro de 2022, ocorreu a escalada da guerra na Ucrânia. Os conflitos, no entanto, começaram em 2014, há nove anos. Desde então, Médicos Sem Fronteiras (MSF) está presente na região, fornecendo assistência médica e psicológica, e com a escalada, nossos profissionais foram mobilizados para atender à situação emergencial. Por causa da guerra, mais de 8 milhões de pessoas precisaram abandonar suas casas em direção a outros países da Europa e, na Ucrânia, cerca de 5,3 milhões de pessoas foram deslocadas internamente.

Desde o princípio, MSF defendeu a importância dos corredores humanitários para garantir que civis pudessem deixar os locais de conflito intenso, assim como o transporte de assistência médica. Com a escalada da guerra, passamos a receber chamadas urgentes de hospitais próximos à linha de frente de combates e bombardeios e identificamos a imensa necessidade fornecer itens médicos, principalmente de medicamentos e suprimentos cirúrgicos, de trauma e tratamento de feridos. MSF abriu um grande armazém de distribuição na cidade ocidental de Lviv e, posteriormente, abriu outros armazéns em outros locais na Ucrânia.

Para atender as pessoas feridas no conflito na Ucrânia, MSF montou também um trem-hospital com 41 leitos e uma unidade de terapia intensiva. Assim, nossas equipes conseguiram oferecer atendimento de urgência e transportar os feridos do leste do país ao oeste, onde havia hospitais com mais estrutura. Algumas dessas viagens poderiam durar até   horas. Até junho de 2022, mais de 40%  dos feridos transportados no trem eram idosos e crianças com ferimentos provocados por explosão e balas, amputações traumáticas e estilhaços, o que apontou para uma falta de respeito à proteção civil e grave violação do Direito Internacional Humanitário. No período de fevereiro de 2022 até fevereiro de 2023, nossas equipes encaminharam cerca de 2.776 pacientes por meio do trem-hospital de MSF.

Em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, MSF montou clínicas móveis de saúde em várias estações nas três linhas subterrâneas do metrô da cidade; para fugir dos incessantes bombardeios, as pessoas passaram a se abrigar nas estações de metrô em busca de um lugar seguro.  MSF realizou também treinamentos de atendimento de vítimas da guerra em hospitais, com profissionais experientes nesse tipo de atendimento.

As consequências psicológicas da guerra são devastadoras. “Não sinto mágoa, mas uma dor que está no fundo da minha alma e que me leva imediatamente às lágrimas. Não consigo descrever”, disse Vira, paciente de MSF em Ivano-Frankivsk. Em vários lugares da Ucrânia, MSF oferece apoio em saúde mental para adultos e crianças afetadas pelo conflito. Atuamos em abrigos para pessoas deslocadas, clínicas móveis e vilarejos. Também estabelecemos parcerias com a sociedade civil local para somar apoio técnico aos seus conhecimentos e conexões comunitárias. Após nove anos de guerra, as necessidades das pessoas na Ucrânia são imensas, e MSF continua a oferecer apoio com atendimento médico e de saúde mental no país.

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print