Mais de 200 pacientes foram evacuados por um trem médico de MSF em Kharkiv, na Ucrânia

Intensificação do conflito no Leste e no Sudeste do país está sobrecarregando hospitais e colocando pacientes em risco.

Foto: Hussein Amri/MSF

Mais de 200 pacientes com transtornos neurológicos e psiquiátricos foram evacuados de um hospital superlotado na cidade de Kharkiv, no Leste da Ucrânia, para instalações em Kyiv, por meio do trem médico de MSF. Antes de sua evacuação, os pacientes tinham enfrentado condições extremamente difíceis, com algumas pessoas dormindo no chão e com acesso insuficiente a cuidados e à higiene de qualidade.

● Leia também: MSF denuncia a “chocante falta de cuidado” em proteger os civis na Ucrânia

● Assista: Trem-hospital de MSF na Ucrânia

● Saiba mais: 5 fatos sobre o trem médico de MSF que encaminha feridos de guerra

Unidades e instalações de saúde no Leste e Sudeste do país estão enfrentando sérios desafios para cuidar de seus pacientes; muitas enfrentam cortes de água e eletricidade, dificuldade para atender às necessidades básicas, como alimentação, e também acesso a medicamentos, além de lidar com perigo extremo devido à proximidade do combate. Devido à intensificação dos conflitos, pacientes vulneráveis, como pessoas com condições psiquiátricas e neurológicas, estão em risco.

“Trabalhei em um vagão onde tínhamos nove pacientes acamados. Quando eu os ofereci comida, eles pediram para comer novamente. As pessoas estavam com fome, podíamos ver seus ossos e costelas. Elas pareciam estar desnutridas há muito tempo. Foi muito difícil de ver”, descreve Denys Babiy, enfermeiro de MSF.

No início de setembro, mais de 600 pacientes estavam em uma instalação na linha de frente dos conflitos em Kharkiv. Um processo de evacuação estava em andamento quando a instalação foi bombardeada, matando quatro profissionais de saúde e dois pacientes. Posteriormente, os pacientes foram transferidos para um hospital na cidade de Kharkiv, aumentando a quantidade de 400 para mais de mil pacientes no hospital.

“Após receber tantos pacientes, apesar dos melhores esforços da equipe, as condições no hospital ficaram muito difíceis.”
– Borys Potapov, médico de MSF que acompanhou os pacientes de Kharkiv a Kyiv.

“Os pacientes não tinham leitos, medicamentos ou profissionais suficientes para cuidar de todos”, explica ele.

MSF foi solicitada pelo Ministério da Saúde para ajudar a aliviar a pressão sobre um hospital sobrecarregado na região, transferindo mais de 200 pacientes para instalações em Kyiv. As autoridades selecionaram quais pacientes seriam transferidos e informaram a MSF sobre suas condições médicas. A organização doou itens de higiene, como sabonete, xampu e produtos de higiene pessoal para o hospital antes de organizar a evacuação.

Foto: Hussein Amri/MSF

Alguns ônibus e uma ambulância das autoridades de saúde locais transportaram os pacientes para a estação de trem de Kharkiv, de onde embarcaram no trem médico de MSF. O primeiro trem partiu no dia 23 de setembro, com uma equipe médica regular de MSF apoiada por enfermeiros e um psiquiatra do Ministério da Saúde para ajudar os pacientes durante a jornada.

“Realizamos duas viagens em 36 horas, transportando pacientes com uma variedade de patologias. Alguns eram idosos com doenças neurológicas como Parkinson ou Alzheimer. Também tivemos muitos pacientes com transtornos psicóticos agudos, especialmente na última jornada”, disse a coordenadora do projeto de MSF, Emilie Fourrey.
“Alguns dos pacientes estavam compreensivelmente bastante agitados, mas tudo correu bem durante a viagem a Kyiv. Os pacientes serão transferidos para duas instalações diferentes aqui, onde MSF fará o acompanhamento para verificar sua condição”, completa.

MSF administra um serviço de encaminhamento por ambulâncias de 11 hospitais próximo às linhas de frente no Leste e no Sudeste da Ucrânia. Nas primeiras três semanas de setembro, 277 pacientes foram transferidos para instalações mais distantes dos combates. A grande maioria desses pacientes sofreu traumas violentos e conseguiu receber um bom padrão de atendimento. No entanto, como mostra a experiência dos pacientes com transtornos psiquiátricos e neurológicos, a transferência de hospitais não é garantia de receber assistência médica adequada se as instalações que os recebem estiverem superlotadas como resultado da guerra, sobretudo se os pacientes tiverem necessidades de saúde complexas e crônicas. Evacuar pacientes para hospitais no Oeste do país, longe das linhas de frente da guerra, pode aliviar a pressão sobre as instalações de saúde.

Foto: Hussein Amri/MSF

No dia 27 de setembro, MSF visitou alguns dos pacientes evacuados em um hospital psiquiátrico em Kyiv. Um profissional do Ministério da Saúde explicou que alguns deles agradecem por estarem em um ambiente muito melhor do que antes. Apesar dessas melhorias, os pacientes ainda têm necessidades significativas de saúde. Um enfermeiro observou que, em seus muitos anos de atendimento a pacientes em instalações psiquiátricas, eles nunca haviam visto pacientes em condições físicas e psicológicas tão prejudicadas.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print