Três números para ajudar a entender a guerra da Síria

Conheça alguns dados que dão dimensão do impacto do conflito na vida de milhões de sírios

Três números para ajudar a entender a guerra da Síria

Nove anos é o tempo que já dura a guerra na Síria. Protestos em janeiro de 2011 evoluíram para um conflito armado em março do mesmo ano. Desde então, a guerra teve diferentes frentes de batalha que mudaram constantemente, com atores envolvidos no conflito ganhando e perdendo o controle de importantes cidades sírias.

Mais de 11 milhões de pessoas foram obrigadas a deixar suas casas em busca de segurança. Dessas, 6,1 milhões são sírios que se deslocaram dentro das fronteiras do próprio país, enquanto mais de 5,5 milhões tornaram-se refugiados e cruzaram fronteiras para conseguir reconstruir suas vidas em outros países, principalmente aqueles vizinhos à Síria, como Turquia, Líbano e Jordânia.

Mais de 875.000 pessoas foram obrigadas a se deslocar no noroeste da Síria apenas nos últimos três meses. Ataques aéreos e ofensivas militares terrestres do governo sírio e seus aliados tornaram as poucas áreas seguras na região extremamente limitadas. Essas pessoas tentam encontrar um lugar onde se abrigar da violência e das baixas temperaturas do inverno no país.

“A guerra já ocorre há quase nove anos”, diz um de nossos médicos que trabalha no campo de Deir Hassan, 30 quilômetros a oeste de Alepo, “mas, só neste ano, já enfrentamos o equivalente aos últimos nove anos, se considerarmos todas as dificuldades que estamos vivendo.”

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print