Você está aqui

Três números para ajudar a entender a guerra da Síria

20/02/2020
Conheça alguns dados que dão dimensão do impacto do conflito na vida de milhões de sírios
Três números para ajudar a entender a guerra da Síria

Foto: Moises Saman / Magnum Photos for MSF

Nove anos é o tempo que já dura a guerra na Síria. Protestos em janeiro de 2011 evoluíram para um conflito armado em março do mesmo ano. Desde então, a guerra teve diferentes frentes de batalha que mudaram constantemente, com atores envolvidos no conflito ganhando e perdendo o controle de importantes cidades sírias.

Mais de 11 milhões de pessoas foram obrigadas a deixar suas casas em busca de segurança. Dessas, 6,1 milhões são sírios que se deslocaram dentro das fronteiras do próprio país, enquanto mais de 5,5 milhões tornaram-se refugiados e cruzaram fronteiras para conseguir reconstruir suas vidas em outros países, principalmente aqueles vizinhos à Síria, como Turquia, Líbano e Jordânia.

Mais de 875.000 pessoas foram obrigadas a se deslocar no noroeste da Síria apenas nos últimos três meses. Ataques aéreos e ofensivas militares terrestres do governo sírio e seus aliados tornaram as poucas áreas seguras na região extremamente limitadas. Essas pessoas tentam encontrar um lugar onde se abrigar da violência e das baixas temperaturas do inverno no país.

"A guerra já ocorre há quase nove anos", diz um de nossos médicos que trabalha no campo de Deir Hassan, 30 quilômetros a oeste de Alepo, "mas, só neste ano, já enfrentamos o equivalente aos últimos nove anos, se considerarmos todas as dificuldades que estamos vivendo.”

 

Leia mais sobre

MSF usa cookies neste site para melhorar sua experiência.
Saiba mais na

Política de Privacidade. Aceitar