Ataque russo a shopping lotado na Ucrânia deixa dezenas de vítimas

Equipe de MSF atendeu 67 pessoas após ataque a área residencial

Shopping center em Pavlohrad, na região de Dnipropetrovsk, na Ucrânia, após ataque russo em 10 de setembro de 2026. ©Andrii Lohvynenko/MSF
Compartilhar

Três drones russos atingiram um movimentado shopping center em Pavlohrad, na região de Dnipropetrovsk, na Ucrânia, nesta quinta-feira (10/09), matando e ferindo pessoas que simplesmente faziam compras ou tomavam café. Equipes de Médicos Sem Fronteiras (MSF) trabalharam ao lado de profissionais de saúde ucranianos para atender 67 pessoas, nesse incidente com muitas vítimas.  

O ataque ocorreu à tarde, em uma área residencial, perto de um parque infantil, uma parada de transporte público e uma cafeteria. Entre os feridos, havia idosos e crianças. Segundo as autoridades locais, cinco pessoas morreram. Uma enfermeira de MSF que trabalhava em um dos principais hospitais de Pavlohrad ajudou na triagem imediata dos pacientes, enquanto mobilizávamos com urgência o apoio de anestesistas, médicos experientes e paramédicos de outras localidades, à medida que a dimensão da tragédia se tornava evidente. 

“Nossas equipes estavam atuando em vários setores. Enquanto prestávamos cuidados críticos na unidade de terapia intensiva, novos pacientes continuavam chegando à emergência”, relata Oksana*, enfermeira de MSF. “Eu estava atendendo duas mulheres com ferimentos moderados e, em seguida, precisei passar para um homem de 29 anos em estado crítico, com uma lesão abdominal perfurante.” 

“Infelizmente, um paciente já havia morrido em decorrência dos ferimentos quando foi levado ao hospital. Outro paciente morreu na unidade de terapia intensiva”, diz Mariia Khvalbota, anestesista de MSF. “Havia muitos pacientes com ferimentos complexos, incluindo queimaduras, danos a órgãos internos, hemorragias graves, traumatismos cranianos e cerebrais. Oito crianças foram transferidas com urgência para hospitais na cidade de Dnipro, juntamente com equipes médicas locais, para receber atendimento especializado.” 

Desde o início de agosto, as forças russas atingiram pelo menos seis centros comerciais em outras cidades da Ucrânia onde MSF trabalha, como Dnipro, Sumy e Zaporizhzhia, além de dezenas de mercados e lojas. 

Essa parece cada vez mais uma guerra travada contra civis.”

Robin Meldrum, diretor de MSF na Ucrânia

“As pessoas são obrigadas a viver com o medo constante de que o próximo alvo possa ser sua casa, seu bairro ou as lojas que frequentam. Em muitas cidades da Ucrânia, as pessoas passam o tempo tomando decisões de vida ou morte sobre se devem buscar abrigo ou não, se devem sair de casa, fazer compras ou se deslocar para o trabalho” afirma Robin.

 

*Nome alterado a pedido da profissional  

Relacionados

Como ajudar