Três fases da resposta de emergência de MSF na província de Paktika, Afeganistão

Terremoto atingiu a região em junho deste ano; ao longo de cinco semanas, mais de 1.380 pacientes foram tratados na clínica temporária de MSF em Bermal.

Na noite de 21 para 22 de junho, um terremoto de magnitude 5,9 abalou as províncias de Khost e Paktika, no leste do Afeganistão. Os distritos de Spera (província de Khost), Gayan (província de Paktika) e Bermal (Paktika) foram os mais afetados. No dia seguinte, 23 de junho, Médicos Sem Fronteiras (MSF) enviou duas equipes de resposta a emergências, uma de Cabul e outra de Khost, para avaliar quais cuidados médicos estavam disponíveis na área.
Aqui estão três fases da nossa intervenção de emergência:

1. O início da resposta

Foto: Sarah Laevens/MSF

Quando as equipes pararam para avaliar diferentes áreas, os profissionais doaram tendas e equipamentos médicos antes de viajar para seu destino final, Bermal, uma área de difícil acesso.

“Na nossa chegada, vimos que a situação era precária. Famílias e comunidades haviam perdido quase tudo e estavam vivendo a céu aberto. Percebemos que as unidades de saúde mais próximas estavam a quase 150 quilômetros de distância”, diz o Dr. Taufeeq, que fazia parte da equipe de intervenção contra o terremoto.

2. 72 horas após o terremoto

Foto: MSF

Três dias após o terremoto, MSF estabeleceu atividades de estabilização de trauma, trabalhando em parceria com a organização não governamental italiana Emergency, que garantiu os encaminhamentos. MSF forneceu atendimento de trauma, bem como ambulatorial e hospitalar para pacientes mulheres. Profissionais adicionais da equipe feminina do projeto na maternidade de Khost foram enviadas para apoiar as atividades.

Caminhões com materiais médicos, logísticos e de água e saneamento também foram encaminhados de Cabul. Após os primeiros dias, o número de pessoas que chegavam à clínica com diarreia aquosa aguda começou a aumentar e, portanto, tendas de isolamento foram montadas nas proximidades.

“Nas primeiras 72 horas, conseguimos fornecer cuidados básicos de saúde e trauma à população afetada”, diz Gaetan Drossart, representante nacional de MSF no Afeganistão.

3. Fim da intervenção

Pouco antes do final da intervenção, em meados de julho, as obstetrizes de MSF assistiram ao primeiro parto em uma estrutura médica e com apoio de uma equipe na área de Lawara, distrito de Bermal, auxiliando no nascimento de meninas gêmeas saudáveis. De acordo com a mãe, sem cuidados de saúde em Bermal, ela teria que viajar quatro horas na estrada para chegar a Urgun, o que lhe custaria 7 mil afeganes (cerca de R$ 400). “Estou muito feliz pelas minhas filhas”, disse ela. “Estamos todas bem”.

Em 28 de julho de 2022, a última equipe de MSF deixou a província de Paktika, no Afeganistão, após a intervenção de emergência contra o terremoto. Ao longo de cinco semanas, mais de 1.380 pacientes foram tratados na clínica temporária de MSF em Bermal, inicialmente apresentando lesões traumáticas relacionadas ao desastre e, posteriormente, necessidades de saúde primária. O atendimento médico em Bermal é escasso e, portanto, o atendimento para traumas nos primeiros dias da crise foi inestimável.

“A decisão de encerrar nossas atividades depois de algumas semanas foi tomada devido à natureza emergencial de nossa resposta e o fato de outras organizações estarem aumentando suas atividades em Bermal. Mas o acesso aos cuidados de saúde na área precisa ser melhorado de forma sustentável e de longo prazo”, diz Drossart.

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print