Tratamento da AIDS em Beira, Moçambique: “Foi uma força que veio de dentro e me motivou a lutar”

A história de Santos Estrela*, que está recebendo tratamento de MSF para HIV/Aids em Moçambique

Moçambique é um dos 10 países com maior incidência de HIV no mundo[i]. Em Beira, Médicos Sem Fronteiras (MSF) se concentra no tratamento de pessoas que vivem com doença por HIV avançada (Aids) e implementa novas estratégias para melhorar o atendimento ao paciente. Reconhecendo a necessidade no local, MSF concentrou suas intervenções para fornecer cuidados de saúde sexual e reprodutiva a populações-chave, além de apoiar a população em geral em serviços de saúde sexual reprodutiva e doenças avançadas por HIV nos centros de saúde primária e no Hospital Central de Beira. Esta é a história de Santos Estrela*, que está recebendo tratamento de MSF para Aids em Beira, Moçambique.

“Por volta de 2014 ou 2015, minha esposa foi internada no hospital. Ela foi diagnosticada com meningite. Foi quando descobrimos que ela era uma pessoa soropositiva. Após o diagnóstico da minha esposa, fiz o teste e descobri que também era HIV positivo. Eu estava deprimido. Minha esposa morreu pouco depois, e eu lutei para lidar com essa nova realidade. Comecei a beber e fumar. Eu não estava bom para estar perto das pessoas. Não contei à minha família que tinha HIV e não fiz o tratamento, e isso piorou minha condição.

Em 2020, fui internado no hospital Central de Beira. Depois de fazer o tratamento corretamente, melhorei. Naquele momento, meus familiares descobriram que eu era uma pessoa vivendo com HIV e me apoiaram para continuar fazendo o tratamento antirretroviral, assim como toda a equipe de MSF no hospital.

Todo mês, como um relógio, eles [equipe de MSF] me ligavam para verificar meu tratamento. Os conselheiros, os enfermeiros e o atendimento clínico que recebi me motivaram a continuar. Senti que eu era importante.

O apoio que recebi dos meus familiares e de pessoas próximas ajudou a melhorar minha situação. Minha família garantiu que eu tivesse comida boa e nutritiva para me manter saudável. Eu me senti forte. Foi uma força que veio de dentro e me motivou a lutar.

Sinto-me bem agora. Posso fazer coisas que não podia fazer antes. Não dependo de outros para fazer as coisas por mim. Eu conquistei minha autoestima de volta. A única coisa que eu diria a outras pessoas na mesma situação é que você deve seguir o tratamento. É o tratamento que te impede de contrair outras doenças e permite que você faça suas atividades normais de novo”.

*Nome alterado para proteção



[i]Instituto Nacional de Saúde INdEI, ICF Internacional.Inquérito de Indicadores de Imunização, Malária e HIV / SIDA em Moçambique 2015. Relatório Preliminar de Indicadores de HIV Maputo, Moçambique2015. Disponível a partir de: https://www.researchgate.net/profile/Joel_Christian_Reed/publication/316629171_HIVAIDS_Key_Indicator_Report_Mozambique_IMASIDA_2015/links/59089ab2a6fdcc4961630277/HIV-AIDS-Key-Indicator-IMASIDA15 .

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print