Sudão: bloqueio de suprimentos força suspensão de atividades cirúrgicas de MSF em Cartum

As atividades cirúrgicas no Hospital Universitário Bashair foram suspensas, e a situação pode se estender a outras instalações apoiadas por MSF.

© Ala Kheir/MSF

Anunciamos hoje a suspensão do apoio às atividades cirúrgicas no Hospital Universitário Bashair, no sul de Cartum, incluindo cirurgias de trauma e cesarianas, depois que as autoridades militares mantiveram bloqueado por mais de um mês o transporte de material cirúrgico de Wad Madani para o sul de Cartum.

“É devastador ter que interromper o apoio a cuidados cirúrgicos no hospital de Bashair. Desde maio, o serviço de emergência do hospital recebeu cerca de 5 mil pacientes, e a equipe cirúrgica de MSF realizou mais de 3 mil intervenções cirúrgicas”, diz Shazeer Majeed, referente cirúrgico de MSF no Sudão.

As necessidades são enormes. Bloquear a medicação e os materiais necessários para a realização de cirurgias priva as pessoas dos cuidados de saúde que elas necessitam com urgência.”

– Shazeer Majeed, referente cirúrgico de MSF.

Em maio, profissionais de MSF começaram a trabalhar em colaboração com o Ministério da Saúde do Sudão no Hospital Universitário Bashair. Desde 8 de setembro, as autoridades militares têm recusado a permissão para MSF trazer novos materiais cirúrgicos dos nossos depósitos em Wad Madani para os hospitais no sul de Cartum. O material cirúrgico de MSF no hospital de Bashair já se esgotou, tornando impossível a continuação das atividades cirúrgicas.

“Após semanas de discussões, no domingo, 1º de outubro, fomos informados de que as autoridades militares de Wad Madani já não autorizariam o transporte de qualquer material cirúrgico para os hospitais do sul de Cartum, inclusive para cesarianas. Apesar dos repetidos contatos com as autoridades sanitárias desde então, esses materiais essenciais continuam bloqueados, e as reservas do hospital estão esgotadas. Não temos outra alternativa senão suspender o nosso apoio às atividades cirúrgicas no Hospital Universitário Bashair e retirar temporariamente a nossa equipe”, declarou Michiel Hofman, coordenador de operações de MSF para o Sudão.

Não podemos pedir às nossas equipes médicas que permaneçam, quando já não há as condições necessárias para prestar os cuidados que eles teriam o dever médico de prestar.”

– Michiel Hofman, coordenador de operações de MSF para o Sudão.

Profissionais de MSF continuarão apoiando os cuidados maternos, de emergência e ambulatoriais no hospital de Bashair. Por enquanto, MSF continua a fornecer e apoiar cuidados médicos em três outros grandes hospitais em Cartum e Omdurman, mas algumas dessas instalações também estão ficando sem suprimentos. O material cirúrgico do Hospital Turco, no sul de Cartum, também está afetado pelo bloqueio e, se nada mudar, deverá esgotar em duas semanas.

MSF está conversando com todas as autoridades envolvidas para que esses bloqueios de abastecimento sejam retirados.  Estamos prontos para retomar as atividades cirúrgicas quando o abastecimento de suprimentos for retomado.

 

MSF trabalha no Sudão desde 1979. Atualmente, trabalhamos em 10 estados do país, incluindo a cidade e o estado de Cartum, os estados de Al-Jazeera, Nilo Branco, Nilo Azul, Rio Nilo, Al Gedaref, Darfur Ocidental, Darfur do Norte, Darfur Central e Darfur do Sul. 

Equipes de MSF estão atendendo pessoas feridas nos conflitos, incluindo ferimentos de explosão e de bala, tratando doenças transmissíveis e não transmissíveis, prestando cuidados maternos e pediátricos. Além disso, MSF está apoiando instalações de saúde locais e atuando com clínicas móveis em locais onde estão reunidas pessoas deslocados internamente. Também estamos desenvolvendo atividades de água e saneamento.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print