Somália: violência extrema força MSF a encerrar atividades em Las Anod

Permaneceremos presentes na região de Sool, mantendo atividades básicas e especializadas de saúde em Kalabaydh.

Foto: Laurence Hoenig/MSF

Médicos Sem Fronteiras (MSF) chegou à difícil decisão de encerrar nossos serviços do Hospital Geral Las Anod, na região de Sool, localizado dentro das fronteiras internacionalmente reconhecidas da Somália*, devido ao aumento da violência e aos repetidos incidentes de segurança que afetaram a prestação segura de cuidados médicos.

Os ataques recorrentes a instalações médicas e o nível de violência extrema em Las Anod atingiram o limite em que MSF não é mais capaz de fornecer cuidados médicos. A proteção e a segurança dos pacientes, seus cuidadores e profissionais de saúde não estão mais garantidas.

No último incidente, em 8 de julho, o Hospital Geral de Las Anod foi atingido durante os conflitos, deixando membros da equipe médica e cuidadores feridos. Os confrontos também danificaram uma ambulância e forçaram o fechamento da maternidade do hospital.

Foi o quinto incidente desde a escalada da violência, que começou em 6 de fevereiro deste ano. Episódios anteriores de violência em Las Anod também tiraram a vida de profissionais de saúde que apoiam a resposta médica aos feridos de guerra.

Lamentamos ser forçados a interromper nosso apoio médico, sabendo que isso terá um impacto no acesso das pessoas a cuidados médicos vitais, que já foi comprometido pelo conflito em andamento”.

– Dana Krause, representante nacional de MSF no país.

“Mas precisamos ser capazes de trabalhar em um ambiente onde os padrões mínimos de segurança sejam garantidos para pacientes e profissionais de saúde”, diz Dana Krause.

Desde maio de 2019, MSF tem apoiado o Hospital Geral de Las Anod com suprimentos médicos e conhecimentos técnicos na sala de emergência e no centro cirúrgico da instalação. MSF também tem fornecido apoio financeiro para profissionais que prestam serviços de saúde sexual e reprodutiva e que trabalham no diagnóstico e no tratamento de crianças com desnutrição aguda e outras doenças.

Somente em 2022, as equipes médicas realizaram mais de 7.200 consultas de emergência e atenderam mais de 2 mil partos. Nesta semana, infelizmente, nossas equipes estão fazendo a última doação de itens médicos, incluindo kits para tratar pacientes feridos de guerra.

Embora nosso apoio aos serviços médicos em Las Anod chegue ao fim, permaneceremos presentes na região de Sool, mantendo atividades básicas e especializadas de saúde em Kalabaydh, quase 40 quilômetros ao sul de Las Anod. Esse é o local onde as pessoas que foram deslocadas pelo conflito atual têm procurado cuidados de saúde.

Nas últimas quatro décadas, MSF respondeu a emergências recorrentes de saúde humanitária e desnutrição nas comunidades somalis. Reiteramos nosso compromisso de continuar fazendo isso, respeitando a neutralidade e a imparcialidade em nome da ética médica universal e do direito à assistência humanitária. MSF reivindica liberdade total e irrestrita no exercício de nossas funções.

*A cidade de Las Anod e a região de Sool são territórios reivindicados tanto por Puntland quanto pela Somalilândia, estados autônomos localizados dentro das fronteiras internacionalmente reconhecidas da Somália. A descrição e os nomes de lugares usados não refletem nenhuma posição de MSF sobre seu status legal.

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print