Você está aqui

Síria: frente de batalha se aproxima de Azaz

27/05/2016
Diante da ameaça iminente, MSF evacua pacientes e profissionais de seu hospital em Al Salamah
Síria: frente de batalha se aproxima de Azaz

Foto: Mahmoud Abdel-rahman

Durante a noite, o Estado Islâmico lançou uma ofensiva na área de Azaz, no norte da Síria, próximo à fronteira com a Turquia. A cidade de Marea está sitiada e a frente de batalha avançou em direção às cidades de Azaz e Al Salamah.

A frente de batalha está agora a três quilômetros do hospital administrado pela organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Al Salamah.

A equipe de MSF está, atualmente, evacuando pacientes e profissionais do hospital. Uma equipe reduzida vai permanecer ali para estabilizar e encaminhar pacientes a outras instalações de saúde na área.

“MSF teve de evacuar a maioria dos pacientes e da equipe do hospital na medida em que a frente de batalha se aproximou demais”, afirma Pablo Marco, gestor de operações de MSF para o Oriente Médio.

“Estamos muito preocupados com o destino do nosso hospital e de nossos pacientes, e também com as cerca de 100 mil pessoas encurraladas entre a fronteira turca e as frentes de batalha ativas.”

“Por meses, as frentes de batalha têm estado a cerca de sete quilômetros de distância do hospital; agora, estão a apenas três quilômetros da cidade de Al Salamah. Não há lugar para onde as pessoas possam fugir diante da proximidade dos confrontos.”
 

Leia mais sobre