Organizações e sociedade civil se unem para mobilização urgente contra a COVID-19

Um ano após a declaração da pandemia global, pedimos ao Ministério da Saúde que enfrente a doença com efetividade e rapidez

Organizações e sociedade civil se unem para mobilização urgente contra a COVID-19

No dia 11 de março de 2021, completamos um ano da declaração da pandemia de COVID-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Brasil apresenta o pior cenário desde março de 2020: com menos de 3% da população mundial, 15,3% dos novos casos confirmados da doença no mundo são oriundos do país.

Com quase 2 mil mortes diárias, a COVID-19 chegou a matar uma pessoa a cada 45 segundos no Brasil, apesar de sabermos como a pandemia pode ser contida. Autoridades não têm dado ênfase à necessidade de distanciamento social e uso de máscaras. O Ministério também promoveu o uso de medicamentos sem comprovação científica para o tratamento da COVID-19. Ao mesmo tempo, foi moroso na aquisição de vacinas contra a doença.

Até quando teremos vidas interrompidas? A necessidade de nos mobilizarmos é URGENTE. Não podemos aceitar mais nenhuma morte evitável. Por isso, convocamos organizações de saúde e de direitos humanos, atores da sociedade civil e toda a população para um twittaço, no dia 11/3, a partir das 11h, usando a hashtag #EnfrenteaCOVID19. Vamos marcar o Ministério da Saúde (@minsaude) nos tweets e pedir que a COVID-19 seja enfrentada com efetividade e rapidez.

Precisamos mais do que nunca unir forças e exigir que as medidas necessárias para enfrentar esta emergência de saúde global sejam aplicadas pelos governantes. Tais medidas são, por exemplo:

•    Resposta coordenada e centralizada, baseada na ciência.
•    Redução da circulação de pessoas nas ruas.
•    Políticas de testagem melhores e mais efetivas.
•    Acesso e distribuição equitativa de vacinas.
•    Campanhas de informação e sensibilização efetivas.
•    Cuidados de saúde mental para profissionais da saúde atuando na linha de frente.
•    Reforço do quadro de profissionais da saúde.
•    Apoio à proposta de suspensão temporária de algumas regras de propriedade intelectual na OMC.
•    Políticas sociais e econômicas que viabilizem o cumprimento das medidas preventivas.

Saiba como participar da ação:

Peça ao Ministério da Saúde que enfrente a COVID-19 com efetividade e rapidez. Publique os tweets em seu Twitter, siga as medidas de prevenção e #EnfrenteaCOVID19 conosco!

1)
No Brasil, a #COVID19 já chegou a matar uma pessoa a cada 45 segundos, apesar de sabermos como a doença pode ser prevenida.
Até quando teremos vidas interrompidas? Precisamos agir! Não podemos aceitar mais nenhuma morte evitável, @minsaude. #EnfrenteaCOVID19 com efetividade!

2)
A hora é AGORA!
Um ano após a declaração da pandemia, vivemos seu pior momento no Brasil. Estamos unindo forças e nos mobilizando para pedir que as medidas necessárias para enfrentar esta emergência de saúde global sejam aplicadas.
@minsaude, #EnfrenteaCOVID19 com efetividade!

3)
A redução da circulação de pessoas nas ruas e o uso de máscaras podem ter grande impacto sobre o controle da doença.
Apesar das dificuldades provocadas pelas restrições, devemos confiar fortemente nessas medidas para evitar o contágio pela #COVID19. @minsaude, #EnfrenteaCOVID19 com eficiência!
 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print