MSF trata feridos em meio à violência na fronteira de Bangladesh e Mianmar

Equipes trataram 27 pacientes em Cox’s Bazar, Bangladesh, região próxima à zona de conflito.

Profissional de MSF atende paciente no Hospital de Kutupalong, em Cox's Bazar. Bangladesh, 7 de fevereiro de 2024. © Jan Bohm/MSF

As equipes de Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Cox’s Bazar, Bangladesh, trataram 27 pessoas com ferimentos por bala ou estilhaços, desde o dia 4 de fevereiro. Dezesseis pacientes foram gravemente feridos e um morreu na chegada. Todos os pacientes atendidos no período apresentavam lesões relacionadas à nova onda de violência nas áreas da fronteira entre Mianmar e Bangladesh. Os acampamentos de refugiados em Cox’s Bazar, que abrigam quase 1 milhão de pessoas do grupo étnico Rohingya, se localizam perto da zona de conflito. Os disparos podem ser ouvidos à distância.

• Saiba mais sobre os Rohingya: 10 fatos sobre a maior população apátrida do mundo
• Assista “Lost at sea”: um curta-metragem de animação baseado na história real de um refugiado Rohingya

A degradação do contexto de segurança na fronteira é preocupante, pois pode não apenas afetar diretamente as comunidades na região, mas também piorar a saúde mental das pessoas que vivem nos acampamentos em Bangladesh. Essa população já foi forçada a fugir da violência no passado e tem enfrentado uma insegurança crescente nos acampamentos nos últimos anos.

Continuamos comprometidos em fornecer cuidados a qualquer pessoa que precise de serviços de saúde, com base em suas necessidades médicas. Nos últimos dias, isso significou tratar mais pessoas com ferimentos relacionados à violência, além dos problemas médicos habituais que atendemos ligados às condições de vida e à insegurança nos acampamentos de refugiados Rohingya. Seguimos prontos para ampliar nossa atuação em caso de necessidades adicionais.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print