MSF promove ação nas redes sociais com revistinha temática da Turma da Mônica sobre Doença de Chagas

Influenciadores, atores e associações postaram vídeos e mensagens em seus stories sobre a publicação no Dia Mundial da doença; Exemplares também foram distribuídos em hospitais.

A atriz Giulia Benite divulgando a revistinha da Turma da Mônica com o tema da doença de Chagas
A atriz Giulia Benite divulgando a revistinha da Turma da Mônica com o tema da doença de Chagas. (Foto: arquivo pessoal)

A Mônica (Giulia Benite ) e a Magali (Laura Rauseo) do universo cinematográfico da Turma da Mônica tiveram uma missão muito importante na última sexta-feira, 14 de abril, Dia Mundial de Chagas. As atrizes postaram em suas redes sociais informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, que ainda existe e afeta milhões de pessoas no mundo. Em uma ação de promoção de saúde, elas falaram sobre a edição temática da Revista da Turma da Mônica sobre a enfermidade, que foi produzida por Médicos Sem Fronteiras (MSF) em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa.

Para marcar a data, MSF mobilizou uma verdadeira rede do bem para levar informações sobre Chagas de maneira simples e divertida ao público infanto-juvenil. A organização médico-humanitária convidou diversas associações de contadores de histórias, influenciadores, além das atrizes, para participarem usando suas redes sociais e espaços físicos de atuação com o objetivo de chamar atenção para o problema de saúde pública. A associação de contação de histórias Viva e Deixe Viver, por exemplo, distribuiu exemplares da revistinha em diversos hospitais em Pernambuco e na Bahia, ampliando o alcance da mensagem.

Revistinha da Turma da Mônica sobre Chagas

A Turma da Mônica está em uma nova aventura. Dessa vez, os personagens infantis vão aprender e ensinar aos leitores tudo o que é importante saber sobre a Doença de Chagas, uma enfermidade que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, mas que muitas pessoas não conhecem. A edição temática traz informações em linguagem acessível sobre as formas de prevenção, sintomas e tratamento. A publicação está disponível para download no site da organização (msf.org.br).

Chagas afeta pessoas em situação de vulnerabilidade com pouco acesso aos serviços de saúde e à informação.
Muitas não sabem que contraíram a doença, pois não foram diagnosticadas. Elas correm sérios riscos de desenvolver a sua forma crônica, que pode levar a complicações e, em alguns casos, à morte.

Para Amauri Sousa, diretor executivo do Instituto Mauricio de Sousa, colocar os personagens em uma história educativa é muito gratificante. “Sabemos que uma campanha de saúde com a Mônica, o Cebolinha e o Cascão traz uma curiosidade maior, pois desperta o imaginário de muitas gerações que cresceram lendo gibis e podem fazer o mesmo com seus filhos. Com a publicação, a mensagem chega a muito mais pessoas”, afirma Amauri.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 6 milhões a 7 milhões de pessoas no mundo estão infectadas pelo parasita Trypanosoma cruzi, que provoca a doença. E aproximadamente 10 mil mortes serão causadas por enfermidades que estão relacionadas a Chagas todos os anos.

Embora os números sejam superlativos, a enfermidade faz parte de um grupo de doenças negligenciadas que atinge países pobres e mais comumente áreas fora dos grandes centros urbanos. Na América Latina, a patologia é endêmica nos 21 países, colocando 75 milhões de pessoas da região sob risco de infecção.
A publicação também conta com o apoio da Fiocruz e da Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi).

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print