MSF mobiliza resposta na Ucrânia e em países vizinhos

À medida que centenas de milhares de pessoas são forçadas a fugir da Ucrânia, estamos trabalhando na criação de atividades de resposta a emergências no país e enviando equipes à Polônia, Moldávia, Hungria, Romênia e Eslováquia; também estamos presentes na Rússia e na Bielorrússia.

Vista do ponto de doação de roupas e alimentos na cidade fronteiriça polonesa de Medyka, onde os ucranianos estão chegando, fugindo de suas casas após o conflito. O chefe da agência de refugiados das Nações Unidas diz que mais de meio milhão de pessoas fugiram da Ucrânia desde o início do conflito. / Foto: MSF

Como o conflito continua na Ucrânia, MSF está enviando equipes para a Polônia, Moldávia, Hungria, Romênia e Eslováquia para avaliar as necessidades das pessoas que atravessam as fronteiras com esses países e a resposta às necessidades humanitárias. As equipes também estão presentes na Bielorrússia e na Rússia, prontas para fornecer assistência humanitária.

Na Ucrânia, as equipes de MSF distribuíram kits para o tratamento de ferimentos de guerra em Mariupol. Também fornecemos treinamento de telemedicina para cuidados de trauma para 30 cirurgiões da Ucrânia Oriental.

Nossas equipes de emergência chegaram à fronteira polonesa-ucraniana e estão atualmente tentando mobilizar profissionais e suprimentos essenciais na Ucrânia e criar atividades de resposta de emergência em ambos os lados da fronteira. As equipes também realizarão avaliações ao longo da fronteira da Ucrânia com a Rússia e a Bielorrússia.

Com os conflitos em curso, determinar a verdadeira extensão das necessidades médicas na Ucrânia continua sendo desafiador. MSF está se preparando para uma variedade de cenários porque isso nos permitirá intensificar nossa resposta.

Nossas equipes nos pontos de verificação da fronteira da Ucrânia-Polônia estão vendo as pessoas atravessarem a pé, em carros e em ônibus, muitas delas, exaustas, e algumas com crianças com 25 dias de vida.

Muitos daqueles que cruzam a fronteira polonesa nos relataram que passaram longas horas em filas em temperaturas congelantes. Alguns estavam desidratados e outros sofreram hipotermia. MSF doou itens básicos de acolhimento para um abrigo de recepção na Polônia e estamos trabalhando para intensificar nossa resposta.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print