Ucrânia: equipes de MSF estão extremamente preocupadas com as consequências do conflito para a população ucraniana

À medida que as hostilidades continuam, será fundamental garantir o acesso das pessoas a cuidados de saúde e medicamentos.

Em 2019, equipes de MSF estavam prestando assistência médica na vila de Opytne, no leste da Ucrânia. Foto: Zdenek Chaloupka

As equipes de MSF na Ucrânia estão profundamente preocupadas com as consequências do conflito para o povo e para as comunidades ucranianas. Estamos observando dezenas de milhares de pessoas assustadas em movimento pelas estradas do país.

A drástica mudança no contexto nos obrigou tomar a dolorosa decisão de interromper nossas atividades, que incluíam atendimento a pacientes que vivem com HIV em Severodonetsk, atendimento à tuberculose em Zhytomyr e melhoria do acesso aos cuidados de saúde em Donetsk, no leste da Ucrânia, onde fornecemos cuidados de saúde a comunidades afetadas por conflitos. Embora esses programas tenham parado por agora, fizemos tudo o que pudemos para garantir alguma continuidade de atendimento aos nossos pacientes. As equipes de MSF permanecem na Ucrânia, buscando maneiras de adaptar nossa resposta à medida que a situação do conflito evolui.

As necessidades já eram altas, pois as pessoas viviam mais de oito anos de conflito. Estamos preocupados com o impacto que os combates prolongados podem ter sobre os pacientes, muitos dos quais são idosos e sofrem de doenças crônicas.

Imediatamente antes da escalada das tensões, estávamos em contato com vários hospitais em Donetsk e Luhansk para fornecer treinamento médico de emergência e preparação cirúrgica e, ontem (24/02), nossa equipe forneceu kits de emergência em massa para um hospital em Mariupol.

À medida que as hostilidades continuam, será fundamental garantir o acesso das pessoas a cuidados de saúde e medicamentos. Nossas equipes estão analisando como podem adaptar suas atividades.

A situação está evoluindo rapidamente, por isso, estamos mobilizando uma resposta geral de preparação para emergências para estarmos prontos para uma ampla diversidade de possíveis necessidades. Nossas equipes na Bielorrússia e na Rússia estão prontas para fornecer assistência humanitária, se necessário, e estamos buscando enviar equipes para outros países vizinhos para estarem prontas, seja para resposta na Ucrânia ou para fornecer assistência médico-humanitária a refugiados que buscam asilo no exterior.

Neste momento, nossos centros de suprimentos estão trabalhando na análise de kits médicos para rápido envio. Precisaremos observar no próximo período qual acesso será possível de forma segura e imparcial para a assistência humanitária.

 

Projetos regulares de MSF temporariamente suspensos no leste da Ucrânia:

 

Donetsk: acesso à saúde em meio a conflitos

O projeto está centrado na melhoria do acesso a cuidados de saúde de qualidade para pessoas vulneráveis que vivem em vilarejos e cidades próximas à fronteira. Nesses locais, MSF oferece treinamento e apoio a médicos e enfermeiros que trabalham em centros de saúde ambulatoriais e postos de saúde de vilarejos.

Voluntários da equipe de saúde comunitária são apoiados por MSF para transportar moradores para consultas médicas e hospitais, fornecer informações de saúde, além de coletar e entregar medicamentos prescritos em farmácias vinculadas ao Programa de Acesso a Medicamentos do governo.

MSF também realiza o treinamento de médicos e enfermeiros para que possam fornecer cuidados de saúde mental, algo que é crucial para pessoas afetadas por conflitos, mas que não estava disponível anteriormente no nível de atenção primária. O apoio relacionado à COVID-19 está integrado neste projeto.

Luhansk: atendimento a pacientes com HIV avançado

MSF colabora com o programa regional de tuberculose/HIV de Luhansk em seis distritos desde janeiro de 2020. O projeto trabalha em instalações de saúde para melhorar as capacidades de diagnóstico e tratamento de pacientes que vivem com HIV avançado. MSF também doou medicamentos para o tratamento de infecções, vacinas e suprimentos médicos, além de equipamentos de laboratório.

Desde o início de 2022, MSF está introduzindo a busca ativa de casos, com foco nos grupos de maior risco: jovens envolvidos em sexo desprotegido, profissionais do sexo e pessoas que utilizam drogas injetáveis.

Zhytomyr: projeto para tuberculose resistente a medicamentos

MSF oferece tratamento para tuberculose resistente a medicamentos (TB-DR) desde 2018 em parceria com o Ministério da Saúde da Ucrânia e o dispensário regional de tuberculose de Zhytomyr, noroeste da Ucrânia. Em 2019, MSF iniciou um estudo de pesquisa operacional de quatro anos para investigar a eficácia de um modelo de atendimento centrado no paciente, combinando um tratamento mais curto, aconselhamento psicológico e apoio social. MSF também está construindo um laboratório de nível 3 de biossegurança de última geração dentro do hospital.

MSF possui vários projetos em países vizinhos, incluindo a Rússia. No país, nossas equipes estão prontas para fornecer assistência humanitária, caso necessário.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print