MSF lança abaixo-assinado on-line “Liberem as Patentes na Pandemia”

Petição que será entregue ao ministro das Relações Exteriores pode ser assinada on-line

MSF lança abaixo-assinado on-line "Liberem as Patentes na Pandemia"

A organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) lança hoje no Brasil a petição “Liberem as Patentes das Vacinas, Tratamentos e Diagnósticos da COVID-19”.

O objetivo da campanha é a mobilização do público brasileiro para a assinatura de uma petição on-line que será entregue ao Ministério das Relações Exteriores na véspera do encontro dos países membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) para analisar um pedido apresentado pela Índia e pela África do Sul, que propõe a suspensão das patentes e de outros direitos de propriedade intelectual sobre vacinas, tratamentos e diagnósticos enquanto a pandemia de COVID-19 não estiver controlada, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de junho.

Apesar de seu histórico como liderança global em saúde pública, até hoje o Brasil ainda não apoia esse pedido perante a OMC, se opondo a mais de 100 países que são a favor da suspensão temporária de patentes e outros direitos, tendo em vista a difusão do conhecimento necessário para ampliar a produção dessas ferramentas médicas essenciais.

Tendo sempre defendido o uso de mecanismos globais para ampliar o acesso a medicamentos e vacinas, com essa posição, o governo brasileiro coloca em risco a própria população do país, que está sofrendo com o acesso lento à vacinação e outros insumos de saúde.

“Desde o início da pandemia, o Brasil e muitos outros países ficaram para trás no acesso a recursos médicos da COVID-19. A suspensão temporária de patentes ajudará a criar igualdade de condições e garantir o acesso para todos”, apontou Felipe de Carvalho, coordenador no Brasil da Campanha de Acesso a Medicamentos de MSF.

Por meio do compartilhamento de conhecimento tecnológico e da ampliação na produção de vacinas, medicamentos e tratamentos contra a COVID-19, o país pode se beneficiar com mais opções de compra e de negociação e, assim, melhorar as condições para garantir vacinação e tratamento para a população.  

Se continuarmos no ritmo atual, mais de 85 países só alcançarão níveis razoáveis de vacinação em 2023.

Junte sua voz a esta causa e peça a suspensão das patentes e outros direitos de propriedade intelectual, beneficiando a todos. Mobilize pessoas em suas redes para que também assinem!


 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print