MSF encaminha primeiros pacientes por meio de um trem médico na Ucrânia

“Você tem um trem médico? Tenho pacientes para você”

Foto: MSF

Na manhã da última sexta-feira (01/04), Médicos Sem Fronteiras (MSF) finalizou seu primeiro encaminhamento de pacientes por meio de um trem médico na Ucrânia. Nove pacientes em condição grave, mas estáveis, foram transferidos de um hospital em Zaporizhzhia, no sudeste do país, para os principais hospitais de referência em Lviv, em um trem médico dedicado de 2 vagões que MSF implementou junto às Ferrovias Ucranianas.

Os pacientes foram acompanhados por uma equipe de nove equipes médicas de MSF. Este é um precursor de um trem maior e mais altamente equipado que está sendo desenvolvido pela equipe de MSF.

A ex-presidente internacional de MSF, Dra. Joanne Liu, pediatra experiente em nossa equipe de resposta médica na Ucrânia, conta sua parte do processo, avaliando os pacientes e certificando-se de que estavam todos estáveis para a jornada:

“Na terça-feira, 29 de março, fizemos uma visita a Zaphorizhzhia e nos encontramos com o diretor regional de saúde. Dissemos que queríamos ouvir dele se havia algo que eles precisavam de nós. Ele disse que tinha ouvido uma história sobre um trem para transferência médica e que ele estava muito interessado. Ele disse que tinha pacientes que precisavam ser encaminhados.

Nós dissemos: ‘Ok, vamos ver seus pacientes’.

A maioria dos pacientes que vimos foram feridos em Mariupol, ou quando tentavam escapar de lá. Um paciente apresentou grandes fraturas expostas, com ambas as pernas em drenagem a vácuo. Bem estável, mas uma criança muito doente.

Claro, faz sentido descarregar hospitais que estão perto da linha de frente para permitir que eles tenham uma maior capacidade, mas precisávamos ter certeza de que estaríamos transferindo os pacientes para algum lugar onde eles receberiam o mesmo nível de atendimento, ou então um nível ainda mais especializado. E nós só queríamos ter certeza que isso seria seguro para todos.

Conversamos com os pais para perguntar se queriam evacuação médica ou não. A primeira mãe disse: ‘Eu quero que o meu filho seja evacuado porque acho que é a única chance dele manter suas pernas’. E a criança olhou para nós e disse: ‘Eu quero andar de novo’.
A essa altura, já era o fim do dia e tínhamos de sair para podermos passar nos postos de controle. Então dissemos que ‘não podemos prometer nada, veremos o que é possível’. E o diretor do hospital e muitos dos estagiários estavam lá e insistiram: ‘Você precisa tirá-los daqui. Eles precisam sobreviver. Esta é a nossa única esperança‘.

No dia seguinte, voltamos, três de nós, e examinamos cada paciente. Nosso ponto-chave foi considerar para cada paciente: ‘Essa pessoa poderia sustentar uma transferência de 20 horas em que não temos nível de atendimento na UTI nesta primeira versão curta do treinamento de referência médica?’

E na quinta-feira de manhã, voltamos cedo para fazer outra verificação em todos os pacientes antes de fazer a indicação, para termos 100% de certeza de que eles estavam estáveis.

Havia um paciente, uma criança de três anos com lesões abdominais muito graves, que pensávamos que não seria estável o suficiente para a transferência. Em um estágio, a mãe disse: ‘Meu filho vai morrer durante a transferência’. Tenho exercido a profissão de pediatra nos últimos 30 anos e o que eu disse a todos é que quando uma mãe te diz isso, ela nunca está errada.

Avaliamos essa criança três vezes, juntamente com os diretores do hospital. Quando chegamos na quinta-feira de manhã, os médicos estavam prestes a levar a criança de volta ao centro cirúrgico, e todos chegamos à mesma conclusão: essa criança não estava estável o suficiente para a transferência. Essa decisão levou tempo, mas foi uma decisão que todos tomamos juntos.

Lembro-me particularmente de uma mulher que teve uma lesão no rosto devido a uma explosão e perdeu o olho direito. Pedimos que ela nos enviasse uma foto na terça-feira, pois queríamos avaliar seu estado e tivemos que sair naquela noite para voltar antes do toque de recolher. E em vez de nos enviar uma foto com a lesão, ela nos enviou uma foto dela mesma antes da lesão. E quando voltamos para o hospital no dia seguinte, a primeira coisa que ela nos disse foi: “Eu quero ser bonita de novo”.

As histórias desses poucos pacientes exemplificam a história de milhares de pessoas.

A outra coisa que é incrível é a dedicação que eu vi. Por exemplo, quando fizemos a transferência para o trem na quinta-feira de manhã, o médico da UTI – não os estagiários, mas o chefe sênior da UTI – veio e fez a transferência ele mesmo. Ele prestou muita atenção ao garoto com os ferimentos graves na perna. Foi ele quem levantou a maca no trem e esperou um pouco para verificar se o paciente estava bem. E quando ele finalmente ficou satisfeito, ele olhou para mim e disse: ‘Acho que meu trabalho acabou agora. Eu entrego a você’. ”

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print