MSF condena assassinato brutal de dois de seus profissionais em Burkina Faso

Organização suspende suas atividades médicas na região do Boucle du Mouhoun

Dois profissionais de Médicos Sem Fronteiras (MSF) que atuavam na região de Boucle du Mouhoun, em Burkina Faso, foram assassinados a tiros na manhã desta quarta-feira (08/02). A organização condena de forma veemente o ataque deliberado ocorrido na região noroeste do país.

Um veículo de MSF nitidamente identificado foi alvo de homens armados que dispararam contra seus ocupantes, nesta manhã. O carro levava uma equipe médica de quatro pessoas entre Dédougou e Tougan. Dois profissionais foram mortos, enquanto outros dois conseguiram escapar.

As duas vítimas, originárias de Burkina Faso, tinham sido contratadas por MSF como motorista, desde julho de 2021, e como supervisor de logística, desde junho de 2020. Eles tinham 39 e 34 anos de idade, respectivamente.

“Estamos chocados e indignados com este assassinato. Este foi um ataque deliberado e intencional a uma equipe humanitária nitidamente identificada, no exercício de sua missão médica”, disse a Dra. Isabelle Defourny, presidente de MSF na França. “Nossa prioridade é apoiar os dois profissionais que sobreviveram ao ataque e dar suporte às famílias e entes queridos de nossos colegas desaparecidos. Mas também vamos entrar em contato rapidamente com todas as partes do conflito para entender o que aconteceu. ”

Até conseguir esclarecer melhor o ocorrido, MSF decidiu suspender suas atividades na região de Boucle du Mouhoun.

Burkina Faso enfrenta uma crise política, humanitária e de segurança sem precedentes, com quase dois milhões de pessoas deslocadas pela violência e por conflitos entre grupos armados e forças governamentais.

Entre julho e dezembro de 2022, as equipes de MSF em Burkina Faso, atuando em quatro regiões do país, forneceram quase 400 mil consultas de saúde primária e ajudaram no parto de quase 4.300 mulheres.

 

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print