Mostra: Médicos Sem Fronteiras no Mundo chega a Salvador

Exposição já passou por seis cidades brasileiras e estará em cartaz até o dia 31 de outubro no Shopping Iguatemi

Médicos Sem Fronteiras inaugura nesta quinta-feira em Salvador a exposição Interativa Médicos Sem Fronteiras no Mundo, no Shopping Iguatemi. A abertura do evento será às 19h e terá a participação de Ana Rosa Reis (Comunicação Organizacional), que fará uma apresentação sobre a organização e falará de sua experiência em Moçambique.

A mostra "Médicos Sem Fronteiras no Mundo" aproxima o público de situações de emergência como guerras, exclusão social, catástrofes naturais e epidemias, cenários de atuação comuns para esta organização não-governamental criada em 1971, atuante hoje em mais de 60 países. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer a organização e seus participantes, adentrando o mundo desta que é a maior organização médica do mundo.

"Com este evento, pretendemos trazer a realidade dos brasileiros que trabalham com Médicos Sem Fronteiras em missões humanitárias nas grandes emergências do momento. Trata-se também de mais uma oportunidade para prestar contas, explicar melhor quem somos e como somos organizados para o público de Salvador", explica Simone Rocha, diretora-geral de MSF.

Ao longo do mês, serão realizadas apresentações com expatriados, profissionais que trabalham com a organização fora do país, que vão falar um pouco mais sobre suas experiências em campo. Em uma cabine escura e com chão de brita, o visitante poderá escutar sons dos ambientes das intervenções e, através de uma vídeo-instalação, "atuar" como um integrante da equipe de Médicos Sem Fronteiras.

Durante cerca de três minutos, ele vivenciará a realidade operacional de projetos com diferentes focos: desnutrição, catástrofe natural, conflitos armados e epidemias. Além do espaço multissensorial, o estande também contará com uma exposição fotográfica, composta de 12 imagens de projetos de MSF. No local, haverá ainda um mapa da atuação de MSF no mundo com destaque para as dez crises humanitárias que vêm sendo mais negligenciadas pela mídia e pelas autoridades competentes. Esse mapa poderá ser explicado pelos vários integrantes da organização e voluntários que se revezarão no estande para atender o público.

Os visitantes poderão ainda ver em um mapa onde estão os brasileiros que trabalham com MSF pelo mundo e escrever recados que depois serão enviados aos profissionais. Haverá também uma vitrine com mapas interativos, que mostrará a concentração de pessoas afetadas pela desnutrição, catástrofes naturais, conflitos e tuberculose.

A exposição Médicos Sem Fronteiras no Mundo já foi vista por mais de 130 mil pessoas. Desde outubro de 2008, a exposição já passou por Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Recife.

Até o dia 31 de outubro, a exposição poderá ser vista na Praça Dorival Caymmi, 2º Piso do Shopping Iguatemi. O evento funcionará de terça a sábado de 11h às 20h e aos domingos de 14h às 18h.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print