Médicos Sem Fronteiras leva exposição fotográfica Pergunte ao Tempo para o Solar da Beira, em Belém

Mostra abre o ciclo de eventos do TransformAções, iniciativa que promove rodas de conversa, atividades culturais e sessões informativas sobre como trabalhar com a organização.

Até o dia 11/12, Médicos Sem Fronteiras (MSF) estará no Solar da Beira, dentro do complexo Ver-o-Peso, em Belém, com a exposição fotográfica interativa Pergunte ao Tempo. São 12 registros marcantes da história da organização, que oferece cuidados de saúde a pessoas em situação de vulnerabilidade há mais de 50 anos. Na mostra, o público é desafiado a dizer se a imagem é antiga ou atual. Difícil acertar de primeira.

Um dos registros revela uma fila sem fim formada por crianças, mulheres e homens com olhares perdidos em um local em Bangladesh. Eles são refugiados Rohingyas que estão fugindo da violência em busca de uma vida melhor. Ao lado do painel, a pergunta: “de que ano essa imagem é? 1978 ou 2018?”.

Para obter a resposta, os visitantes só precisam apontar o celular para o QR Code disponível junto às imagens e acessar os vídeos e os textos explicativos sobre o contexto de cada uma das crises humanitárias.

Neste caso, a resposta correta é 2018. Desde os anos 90, mais de um milhão de refugiados Rohingyas já fugiram da violência em sua comunidade natal. Mesmo após todos esses anos, a migração ainda é um problema enfrentado por essa população. Hoje há mais de 800 mil refugiados Rohingyas em Bangladesh, a maioria em Cox’s Bazar, o maior acampamento de refugiados do mundo.

Em outra imagem, essa sobre crise nutricional, famílias esperam por atendimento em uma tenda médica em Afar, na Etiópia. A foto é de 1986 ou 2022? Acertou quem disse 2022. No entanto, embora a foto mostre o testemunho de MSF sobre uma crise nutricional mortal nos dias atuais, há pelo menos três décadas o país enfrenta níveis alarmantes de desnutrição.

Com esse olhar sobre o tempo, a exposição tenta provocar o público a refletir sobre as constantes guerras, conflitos, epidemias e catástrofes que afetam as pessoas mais vulneráveis. “MSF tem mais de 50 anos. Muito poderia ter mudado durante todo esse tempo. Mas, em muitos locais onde atuamos, temos a sensação de que a situação não mudou muito. Ainda há muito a fazer”, explica Nira Torres, diretora de comunicação de MSF. Em áreas em que o passado parece se confundir com o presente, a organização continua levando cuidados de saúde para as pessoas que mais precisam.

Quem quiser dar uma espiada antes de ir até o espaço, pode conferir a mostra virtualmente. É só clicar aqui.

Sobre o TransformAções

Entre os dias 10 e 4 de dezembro, Médicos Sem Fronteiras estará em Belém com o “Transformações”, um evento que pretende aproximar as pessoas das causas da organização, promover a troca de conhecimento com escuta ativa, inspirar ações e construir pontes entre diferentes grupos.

Estaremos juntos na cidade com exposições, palestras ministradas por profissionais de MSF e atores locais, rodas de conversas e ações culturais. A diversidade de vozes e de atividades do evento visa unir pessoas com os mais diversos interesses para que sejam parte ativa das transformações. Fique de olho na programação neste site!

Exposição:

Pergunte ao Tempo (Médicos Sem Fronteiras)

Local:

Solar da Beira – Dentro do complexo Ver-o-Peso (Avenida. Castilhos França – Campina, Belém).

Data:

Até 11/12

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta, das 08h às 17h
Sábado e domingo, das 08h às 14h

A exposição é gratuita.

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print