Médicos Sem Fronteiras leva exposição fotográfica “Pergunte ao Tempo” para o Shopping Recife

Em junho deste ano, a organização realizou treinamentos para reforçar apoio de saúde mental a vítimas das enchentes em duas cidades de Pernambuco

Médicos Sem Fronteiras (MSF) está no Shopping Recife com a exposição fotográfica interativa “Pergunte ao Tempo” por um mês. A visitação começou nesta quarta-feira (28 de setembro) e vai até o dia 27 de outubro. São 12 registros marcantes da história da organização que completou 50 anos recentemente. Na mostra, o público é desafiado a dizer se a imagem é antiga ou atual. Difícil acertar de primeira.

Um dos registros revela uma fila sem fim formada por crianças, mulheres e homens com olhares perdidos em um local em Bangladesh. Eles são refugiados Rohingyas que estão fugindo da violência em busca de uma vida melhor. Ao lado do painel, a pergunta: “de que ano essa imagem é? 1978 ou 2018?”.

Para obter a resposta, os visitantes só precisam apontar o celular para o QR Code disponível junto às imagens e acessar os vídeos e os textos explicativos sobre o contexto de cada uma das crises humanitárias.

Neste caso, a resposta correta é 2018. Desde os anos 90, mais de um milhão de refugiados Rohingyas já fugiram da violência em sua comunidade natal. Mesmo após todos esses anos, a migração ainda é um problema enfrentado por essa população. Hoje há mais de 800 mil refugiados Rohingyas em Bangladesh, a maioria em Cox’s Bazar, o maior acampamento de refugiados do mundo.

Em outra imagem, essa sobre crise nutricional, famílias esperam por atendimento em uma tenda médica em Afar, na Etiópia. A foto é de 1986 ou 2022? Acertou quem disse 2022. No entanto, embora a foto mostre o testemunho de MSF sobre uma crise nutricional mortal nos dias atuais, há pelo menos três décadas o país enfrenta níveis alarmantes de desnutrição.

Com esse olhar sobre o tempo, a exposição tenta provocar o público a refletir sobre as constantes guerras, conflitos, epidemias e catástrofes que afetam as pessoas mais vulneráveis. “MSF completou 50 anos no final do ano passado. Muito poderia ter mudado durante todo esse tempo. Mas, em muitos locais onde atuamos, temos a sensação de que a situação não mudou muito. Ainda há muito a fazer”, explica Nira Torres, diretora de comunicação de MSF. Em áreas em que o passado parece se confundir com o presente, a organização continua levando cuidados de saúde para as pessoas que mais precisam.

Quem quiser dar uma espiada antes de conhecer o espaço, pode conferir a mostra virtualmente. É só clicar aqui.

Projeto em Pernambuco
Em junho deste ano, uma equipe de Médicos Sem Fronteiras esteve nas cidades do Recife e de Jaboatão dos Guararapes logo após as fortes chuvas que atingiram a região. A organização ofereceu apoio e capacitação em saúde mental para os profissionais da área de saúde, educação e assistência social, além de lideranças comunitárias que estavam na linha de frente, atendendo os desabrigados e as pessoas que de alguma forma sofreram com os impactos da tragédia. O objetivo da ação foi aumentar a capacidade de resposta psicossocial local para que os cuidados chegassem de maneira mais rápida à população.

Exposição:
Pergunte ao Tempo (Médicos Sem Fronteiras)

Local:
Shopping Recife
R. Pe. Carapuceiro, 777 – Boa Viagem
Recife.

Data:
De 28/09 até 27/10

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print