Maria, Tedros e Yohannes, sempre em nossa memória

Mais de seis meses após o assassinato de três profissionais de MSF, circunstâncias e responsabilidade do crime permanecem indefinidas

Em dezembro, o assassinato brutal de nossos colegas Maria, Tedros e Yohannes, que prestavam assistência necessária às pessoas em Tigré, na Etiópia, completou seis meses. Mesmo com o passar do tempo, a dor causada pela perda é sentida tão profundamente como há seis meses. Não os esquecemos e nunca iremos esquecê-los.

A alegria e o profissionalismo de Maria, a generosidade de Tedros e a dedicação de Yohannes ficarão em nossas memórias, ajudando a nos mostrar o caminho para chegar até quem mais precisa de nós. Palavras não podem transmitir nossa tristeza e indignação e não vamos descansar até que sejam esclarecidas as circunstâncias desse terrível crime.

Na Etiópia, Médicos Sem Fronteiras (MSF) responde a emergências e preenchem lacunas na prestação de cuidados de saúde para pessoas deslocadas internamente e refugiados. Desde novembro de 2020, fornecemos assistência às pessoas afetadas pelos conflitos na região de Tigré.

Nos primeiros seis meses de 2021, as equipes de MSF em Abi Adi, Adigrat e Axum forneceram tratamento médico de emergência para 9.440 pessoas; realizaram 763 cirurgias que salvaram vidas; admitiram mais de três mil pessoas para internação; ajudaram mais de 3.300 mulheres a dar à luz; realizaram 365 cesarianas de emergência; forneceram assistência médica para 335 sobreviventes de violência sexual; e forneceram apoio de saúde mental a 1.444 pessoas.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print