Líbia: quatro perguntas e respostas sobre a situação após as enchentes

Equipes de MSF estão prontas para iniciar atividades médicas e de saúde mental nas áreas afetadas.

Derna, cidade mais impactada pelas enchentes na Líbia. © MSF

Uma semana após as enchentes devastadoras causadas pela tempestade Daniel, que atingiu regiões da Líbia no dia 10 de setembro, Manoelle Carton, coordenadora médica de Médicos Sem Fronteiras (MSF), descreve a situação nas cidades de Derna e Susah.

Qual é a situação em Derna uma semana após a tempestade Daniel?

Equipe de MSF durante avaliação após enchentes na cidade de Derna, Líbia. © MSF

Em Derna, a situação agora é menos caótica em comparação com o que encontramos nos primeiros dias após a tempestade. Agora há muito menos carros e pessoas nas ruas. Talvez alguns voluntários já tenham deixado a cidade, e as famílias que ainda procuravam sobreviventes desistiram. A intensa movimentação de todas as organizações de ajuda e voluntários diminuiu muito. Agora parece mais o silêncio após a tempestade. Pequenas atividades na cidade estão voltando. Você vê mais lojas abertas. A cidade está mudando, e tenho certeza de que continuará mudando.

 

Qual é a situação em outras cidades da região?

Cidade de Susah após enchentes, na Líbia. © Manoelle Carton/MSF

No fim de semana, fomos para Susah e outras cidades ao redor de Derna para avaliar a situação. Em Susah, havia cerca de 20 mil habitantes antes das enchentes. A cidade também foi danificada, embora em menor grau do que Derna, mas ainda assim uma parte do município apresenta danos realmente grandes. Do ponto de vista médico, em Susah, assim como em Derna, há uma necessidade de apoio em termos de cuidados de saúde mental e também de serviços médicos para pacientes com doenças crônicas.

Quais atividades MSF realizou até agora?

Equipe de MSF durante avaliação após enchentes na cidade de Derna, Líbia. © MSF

Na segunda-feira, dia 18 de setembro, fomos a um dos lugares em Derna apoiados pelo Crescente Vermelho Líbio e fizemos algumas consultas médicas. Ainda há alguns médicos de Trípoli que vieram a Derna para apoiar a equipe de saúde local. Em um lugar que visitamos, há dois dias havia 44 famílias deslocadas; hoje são 13. Todas as outras partiram para Benghazi. As pessoas que permanecem são as que não querem sair da cidade.

O que MSF planeja fazer?


Equipe de MSF durante avaliação após enchentes na cidade de Derna, Líbia. © MSF

Estamos finalizando nossa avaliação das necessidades médicas e humanitárias e nos preparando para começar a atuar. Nossa proposta apresentada ao Ministério da Saúde da Líbia foi aprovada. Agora iniciaremos as atividades o mais rápido possível. Alguns membros da equipe de MSF chegarão em Derna muito em breve. Como a cidade foi dividida em duas pelas inundações, nossas equipes apoiarão totalmente dois centros de saúde primária em ambos os lados de Derna – um na parte leste da cidade e outro na área oeste.

Também apoiaremos outro centro de saúde e nos concentraremos em cuidados para pacientes com doenças crônicas e, é claro, em serviços de saúde mental. Além disso, administraremos clínicas móveis que fornecem cuidados de saúde mental em locais onde as pessoas deslocadas estão abrigadas e forneceremos serviços de água e saneamento. Nossos especialistas em água e saneamento também farão uma avaliação abrangente em conjunto com outras organizações. Essa é a situação por enquanto.

 

[Transcrição editada de uma gravação de áudio realizada no dia 18 de setembro de 2023]

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print