Líbano: MSF oferece cuidados médicos a pessoas deslocadas após escalada do conflito na fronteira com Israel

Milhares de pessoas foram forçadas a fugir das cidades fronteiriças por causa da violência e dos intensos bombardeios.

Profissional da equipe móvel de MSF em atendimento em Nabatiyeh. Foto: MSF/Tracy Makhlouf

A escalada da violência ao longo da fronteira ao sul do Líbano forçou milhares de pessoas a fugir da região e procurar refúgio mais ao norte ou nas principais cidades do país. Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro de 2023, as forças israelenses e o Hezbollah têm trocado tiros na fronteira entre Israel e o Líbano. Mas nas últimas semanas a violência aumentou, com as forças israelenses lançando intensos bombardeios.

Muitas pessoas deslocadas necessitam de produtos de primeira necessidade, enquanto outras ficaram sem os seus medicamentos regulares para tratamento de doenças pré-existentes. Em resposta à crise, Médicos Sem Fronteiras (MSF) enviou uma equipe móvel para a fornecer cuidados de saúde para os deslocados que precisam de ajuda.

“As pessoas necessitam de colchões, roupas e medicamentos”, explica Abbas Chite, da cidade de Kfarkila, no sul do Líbano.

Deixamos tudo para trás quando o bombardeio se tornou intenso. Não pudemos voltar nem mesmo para pegar nossas roupas ou receitas médicas.”

– Abbas Chite, morador da cidade de Kfarkila, no Líbano.

A escalada armada está agravando uma crise humanitária já em curso no Líbano e intensificando as necessidades da população. O país enfrenta o quarto ano de uma grave crise econômica que levou dois em cada três cidadãos a uma situação de pobreza, afetando fortemente a capacidade das pessoas de adquirir bens e serviços básicos, incluindo alimentos e assistência médica.

Abbas Chite trabalhava no setor de construção, mas agora não há trabalho disponível, o que o impede de ganhar a vida e sustentar sua família: “Tudo parou desde o início da crise [econômica] “, diz ele.

A equipe médica móvel de MSF está apoiando dois centros de saúde no distrito de Nabatieh, no sul do Líbano, cuidando de pacientes com doenças crônicas e oferecendo primeiros atendimentos psicológicos. O sistema de saúde do Líbano, assim como outros setores do país, já estava sobrecarregado pela crise econômica. As instalações de saúde locais, que já estão com a capacidade esgotada, podem enfrentar uma pressão cada vez maior se tiverem que cuidar das crescentes necessidades médicas das pessoas deslocadas.

Atendimento médico de MSF em Nabatiyeh, no sul do Líbano. Foto: MSF/Tracy Makhlouf

“Quando as pessoas são deslocadas, elas são forçadas a deixar suas casas de forma repentina, interrompendo seus tratamentos, especialmente para aquelas com doenças crônicas”, diz a Dra. Aida Hassouni, membro da equipe móvel de MSF no Líbano. “Com a incerteza sobre quando elas poderão retornar, estamos aqui para preencher essa lacuna, oferecendo cuidados para doenças crônicas. Isso garante que os indivíduos continuem seus tratamentos até que possam retomar suas vidas normalmente.”

Desde outubro, as equipes de MSF posicionaram dez toneladas de suprimentos médicos em vários hospitais e instalações médicas no Líbano. As equipes também ofereceram aos profissionais de hospitais de todo o país treinamentos em cuidados emergenciais de trauma e no gerenciamento de eventos com vítimas em massa, de acordo com o plano de preparação e resposta a emergências do Ministério da Saúde Pública. Os treinamentos ocorreram em colaboração com outros parceiros de saúde, e mais de cem equipes médicas foram capacitadas em nove hospitais ao longo de três semanas.

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print