Diálogos Sem Fronteiras 2020 MSF: Conflitos armados, o caso Iémen

Ciclo de conversas abertas promove a reflexão sobre contextos de crise e de vulnerabilidade que requerem assistência humanitária

Hospital de Haydan, Iémen

O conflito armado sem fim à vista no Iémen é o primeiro tema no ciclo Diálogos Sem Fronteiras, uma série de conversas abertas organizadas pela Médicos Sem Fronteiras em Portugal ao longo de 2020, e com as quais a organização médica humanitária põe em enfoque diversos contextos nos quais as suas equipas trabalham em diferentes partes do mundo.

Promovendo uma reflexão que envolve os testemunhos diretos de profissionais da Médicos Sem Fronteiras, o olhar de jornalistas e a experiência de outras ONG no terreno, os vários eventos do ciclo Diálogos Sem Fronteiras são abertos ao público e com entrada gratuita.

A partilhar as suas experiências e os ensinamentos aprendidos no terreno vamos juntar nesta conversa aberta sobre o conflito armado no Iémen o profissional português da Médicos Sem Fronteiras João Martins, que trabalhou em vários projetos da organização naquele país, incluindo a chefia de missão em 2018, o jornalista da Antena1/RTP José Manuel Rosendo, que esteve em reportagem no Iémen no ano passado, e o representante da MSF Portugal, João Antunes.

A Médicos Sem Fronteiras presta cuidados de saúde e assistência humanitária em contextos de conflito armado, de catástrofes naturais ou provocadas por ação humana, de epidemias e de exclusão no acesso a cuidados médicos. No terreno e junto das populações e comunidades mais vulneráveis e necessitadas de assistência médica, em mais de 70 países, as equipas MSF são formadas por profissionais de várias atividades que trabalham em programas regulares e de resposta de emergência.

Com Diálogos Sem Fronteiras, a MSF Portugal quer dar a conhecer melhor a realidade das pessoas que se encontram em contextos de crise, as circunstâncias multifacetadas desses contextos e o trabalho dos seus profissionais no terreno.

A marcar desde já na agenda, o primeiro evento de Diálogos Sem Fronteiras 2020 MSF Portugal:

Conflitos Armados: Iémen, um conflito sem fim à vista
29 de janeiro, 18h30-20h
Casa do Impacto, Bairro Alto
Lisboa

Mais de 20 milhões de pessoas precisam de assistência humanitária no Iémen e pelo menos três milhões foram obrigadas a fugir das suas casas desde o início da guerra em 2015. Bombardeamentos indiscriminados e uma escassez crónica de provisões e de profissionais médicos causaram o encerramento de mais de metade das unidades de saúde no país. Os programas da Médicos Sem Fronteiras no Iémen são dos mais extensos que a organização tem em todo o mundo, com equipas em 13 hospitais e centros de saúde e prestando apoio a mais outras 20 unidades de saúde em 12 regiões.

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print