Crise nutricional impacta crianças em cidade cercada por grupo armado em Burkina Faso

Na cidade de Tougan, que teve suas rotas de abastecimento fechadas, quase 20% das crianças examinadas por MSF estavam com desnutrição aguda.

© Laurence Hoenig/MSF

A situação piora a cada dia para as pessoas que vivem em Tougan, uma cidade na região de Boucle du Mouhoun, em Burkina Faso. Um grupo jihadista armado cercou o município e fechou as rotas de abastecimento e as estradas principais, o que gerou consequências terríveis para o estado nutricional das crianças. Quase 20% das crianças examinadas pelas equipes de Médicos Sem Fronteiras (MSF) na cidade, localizada no noroeste do país, estavam com desnutrição aguda.

Entre 5 e 12 de outubro, as equipes de MSF conseguiram ir até Tougan para avaliar as necessidades médicas dos moradores da cidade – tanto da população local quanto das pessoas deslocadas que vivem na região. Os novos voos humanitários domésticos criados pelo Serviço Aéreo Humanitário da Organização das Nações Unidas (ONU) facilitaram a avaliação médica, realizada oito meses após a morte de dois profissionais de MSF em um ataque ao veículo da organização perto de Tougan.

“Como havíamos suspendido as atividades na área, e tendo em vista os meses de privação e violência sofridos pelos moradores de Tougan, esperávamos encontrar uma situação humanitária muito grave”, diz Moctar Abass, coordenador-geral adjunto de operações de MSF em Burkina Faso.

“Os resultados da triagem nutricional de 882 crianças menores de 5 anos de idade mostraram que 19,7% estavam com desnutrição aguda e 9,6% estavam com a forma mais grave da doença. A evidência da deterioração do estado nutricional das crianças confirmou nossos temores”, lamenta Moctar Abass.

Para a triagem, a equipe foi de porta em porta em moradias de bairros que abrigam a maior parte das pessoas deslocadas, e os resultados apontam para uma crise nutricional bem acima dos limites de emergência.

MSF se prepara para aumento da resposta

Trabalhando em parceria com as autoridades de saúde de Burkina Faso, MSF agora está se preparando para aumentar a oferta de tratamento para crianças com desnutrição em Tougan.

Isso incluirá o apoio a agentes comunitários de saúde, atividades em centros médicos e o aumento da capacidade de internação para tratar as crianças que estão mais doentes. Medicamentos e estoques de alimentos terapêuticos prontos para uso também foram enviados para ajudar a equipe do Ministério da Saúde do país que permanece na região.

Cerca de 36 mil pessoas deslocadas estão abrigadas em Tougan, em um país que, de acordo com as estatísticas fornecidas pela comissão nacional encarregada de registar pessoas refugiadas, já acolhe mais de 2 milhões de pessoas.

Situação em outras regiões pode ser semelhante

“As pessoas em Tougan nos disseram que não podem cultivar seus campos fora da cidade e que dependem quase que totalmente dos comboios militares para obter alimentos. A situação delas não é única. Temos todos os motivos para acreditar que outras cidades e vilarejos que também estão cercados podem estar sofrendo um grau semelhante de crise nutricional”, alerta Moctar Abass.

• Leia também: bloqueio limita acesso à assistência para população de Djibo, em Burkina Faso

Desde o início de 2023, as pessoas em Boucle du Mouhoun têm sido impactadas pelos confrontos e ataques que se intensificaram na região. Até então, a área havia sido menos afetada do que outras do país – como Est, Centro-Norte e Sahel – pelo conflito entre as forças de segurança de Burkina Faso e os grupos armados.

Grupos armados em Burkina Faso têm usado um modus operandi brutal para cercar e isolar dezenas de cidades. Os habitantes dos vilarejos vizinhos são forçados a sair, atacados – e às vezes até massacrados. Minas e outros dispositivos explosivos são colocados, e não é permitido que ninguém entre ou saia do município que está sendo alvejado.

Os veículos são revistados, e qualquer um que se atreva a desafiar as ordens dos grupos armados é agredido. Muito rapidamente, alimentos, medicamentos e itens básicos se esgotam, os preços disparam e a entrada de alimentos se torna altamente dependente dos comboios militares e da ajuda humanitária.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print