Combatendo a doença renal crônica no sul da Guatemala

MSF trabalha no departamento de Escuintla para implementar um modelo de atendimento abrangente, simples, sustentável e reprodutível que busca reduzir a morbidade associada à doença.

Foto: Arlette Blanco/MSF

Há três anos, Salomón descobriu que estava com doença renal grave. Isso aconteceu depois que ele foi picado por uma cobra em um canavial durante o período de colheita da cana, no município de La Gomera, em Escuintla, onde a produção agrícola ocupa a maior parte do território. Aos 54 anos de idade, esse homem, que hoje não tem casa e mora ao lado de um depósito de lixo, teve que parar de trabalhar porque sua situação de saúde ficou mais complicada. Disseram-lhe que nunca mais voltaria a andar.

“Eu prometo a você que eu não podia me mover. Eu me senti muito fraco e assim que levantei, meus joelhos dobraram e caí no chão”.
– Salomón, de 54 anos, que tem doença renal crônica de origem não tradicional em estágio cinco.

Durante meses, Blanca, sua companheira, cuidou dele. Salomón não podia mais tomar conta de si mesmo. Isso lhe causou muita dor física e psicológica.

Para realizar os seus check-ups, precisou viajar longas horas em um ônibus para a Cidade da Guatemala. Salomón e Blanca partiam na noite anterior para manter o compromisso na manhã seguinte. A tensão esgotou sua saúde emocional e seus poucos recursos econômicos.

“Eles cobram até para usar o banheiro lá. Se você tomar alguma coisa no café da manhã, vai te custar caro. Como eu não conseguia trabalhar, precisamos vender tudo o que possuíamos. A televisão, o rádio, tudo. Agora, aqui não temos nem piso, moramos nesse pedacinho de terra que inunda toda vez que chove e cheira a lixo acumulado”, conta Salomón, que agora usa suas habilidades para cortar lenha e ganhar um pouco de dinheiro.

Ele tentou retornar aos canaviais para trabalhar várias vezes, mas nunca foi contratado. Por alguns meses, trabalhou como jardineiro. Salomón também tentou arrumar outros empregos. Foi motorista de um caminhão, porém precisou parar por causa da dor severa causada por ficar sentado durante várias horas. Salomón, assim como vários de seus conhecidos e parentes, foi diagnosticado com doença renal crônica de origem não tradicional no estágio cinco, o mais avançado de acordo com as diretrizes internacionais de patologia renal.

A doença, também conhecida como nefropatia endêmica mesoamericana, é caracterizada por uma perda progressiva da função renal, que afeta a capacidade dos rins de desempenhar funções vitais, como eliminar resíduos e concentrar a urina. Com o passar do tempo, “tornou-se uma epidemia regional de grande impacto socioeconômico e de difícil manejo pelas autoridades de saúde. A doença é assintomática até estágios avançados.

“Na maioria dos países onde ocorre, não há instalações adequadas de terapia de substituição renal (incluindo diálise peritoneal, hemodiálise e transplante renal) e milhares de trabalhadores morreram nas últimas décadas”, afirma o relatório da segunda reunião sobre nefropatia endêmica mesoamericana, do Instituto Centro-Americano de Estudos sobre Substâncias Tóxicas (IRET-UNA, em espanhol).

Segundo a antropóloga-médica Frida Romero, essa condição “difere da doença renal crônica (DRC) porque acomete homens jovens sem histórico de doenças crônicas, que geralmente trabalham em cultivos agrícolas, em condições físicas extremas, com altas temperaturas, em ambientes empobrecidos”.

Em março deste ano, por causa de algumas das campanhas de saúde que Médicos Sem Fronteiras (MSF) começou a fazer desde agosto de 2021 a nível comunitário para aumentar a conscientização sobre essa doença, Salomón decidiu abordar uma das equipes.

Foto: Arlette Blanco/MSF

Quando Pablo Izeppi, um dos psicólogos de MSF, foi visitá-lo em sua casa – uma sala improvisada, construída com lençóis e latas -, ele avaliou sua condição e desde então lhe forneceu, juntamente com o resto da equipe multidisciplinar, apoio psicoemocional.

“Naquela época”, diz Izeppi, “ele não parecia bem, nem física nem emocionalmente. Nós o encaminhamos para o centro de saúde, fizemos os exames de triagem e o encaminhamos para o Centro Nacional de Doença Renal Crônica (UNAERC, em espanhol) por causa da gravidade de seu estágio. Salomón faz um esforço para aprender sobre suas alternativas de tratamento, e isso lhe trouxe benefícios a curto prazo. Mas a doença está progredindo, e ele tem dificuldade para acessar o tratamento ativo”.

Agora, Salomón tem um plano de cuidados paliativos que lhe permite, a curto prazo, melhorar a sua saúde emocional e física. “Acompanhamo-lo durante todo o seu processo: psicossocial, espiritual e médico. Nosso trabalho é apoiá-lo na compreensão do que está acontecendo com ele. Explicamos a ele suas opções e estamos presentes para fornecer nossos serviços a ele e sua família, respeitando seu tempo e preferências em termos de cuidados”, acrescenta Mateo Cerro, enfermeiro e supervisor de suporte ao paciente do projeto de MSF.

 

Barreiras para o acesso aos cuidados de saúde

De acordo com o Registro Latino-Americano de Diálise e Transplante Renal, a Guatemala tem o maior número de pacientes renais da América Latina. Todos os anos, 162 novos pacientes que necessitam de terapia de diálise ou hemodiálise são registrados, e atualmente há mais de 9 mil pacientes em tratamento de substituição da função renal.

Escuintla, onde Salomón mora, é um dos departamentos com maior prevalência e incidência de doença renal crônica (DRC) na Guatemala. Segundo o Ministério da Saúde, entre 2008 e 2015, a mortalidade aumentou 18% e a morbidade 75%.

Foto: Arlette Blanco/MSF

Como La Gomera não tem nenhum serviço especializado em doença renal ou atendimento de terceiro nível, a população deve viajar longas distâncias. A viagem a instituições de saúde nos centros urbanos dos departamentos ou na capital da Guatemala pode levar várias horas ou até mesmo dias. Alguns desses serviços estão superlotados, tornando a atenção imediata ainda mais difícil. Além disso, os pacientes precisam fazer jornadas adicionais para obter os medicamentos ou testes solicitados pela equipe de especialistas. Tudo isso representa uma série de obstáculos para as pessoas e muitos, como Salomón, acabam exaustos devido à tensão emocional e econômica que isso lhes causa.

 

Um ano de trabalho com a comunidade

MSF estabeleceu suas atividades no departamento de Escuintla com o objetivo de desenvolver um modelo de cuidados abrangente, simples, sustentável e replicável que garanta diagnóstico e gestão oportunos para reduzir a morbidade associada à doença renal crônica de origem não tradicional. Em agosto de 2022, o projeto completará seu primeiro ano de atividades, já tendo enfrentado vários desafios, pois trata-se uma doença multifatorial, cujas causas não são claramente conhecidas.

Por outro lado, uma equipe multiprofissional tem crescido e se fortalecido para identificar as pessoas que sofrem dessa condição e apoiá-las de acordo com suas necessidades.

“Inicialmente, organizamos as equipes médica, logística, administrativa e comunitária em La Gomera, um dos três municípios onde MSF atua. Os outros dois são La Democracia e Sipacate. Em fevereiro, assinamos um acordo com o Ministério da Saúde para iniciar sua intervenção nas comunidades a fim de reforçar a prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e vigilância da doença renal crônica de origem não tradicional”, diz Rodd Gerstenhaber, coordenador-geral de MSF na Guatemala, México e Honduras.

Entre as conquistas, o Dr. Benjamin Jeffs, médico de referência do projeto, destaca ter tido acesso a centros de saúde locais para fazer diagnósticos e coletar dados, bem como o fortalecimento da confiança com a comunidade. “De certa forma, salvamos a vida de algumas pessoas. Agora parece haver mais consciência da doença. Temos que fazer com que as pessoas saibam que há um problema”.

Foto: Arlette Blanco/MSF

 

Conhecer e diagnosticar a doença

Oliver Sosa, promotor de saúde de MSF, lembra que, no início, conta o tempo para controlar o circuito pelo qual uma pessoa passa para fazer sua triagem (testes rápidos e laboratoriais). Uma equipe de 10 pessoas, incluindo promotores e educadores, é responsável por visitar as comunidades todas as semanas para convidá-las a participar das exibições e, assim, envolver mais as pessoas no aprendizado sobre a doença, como preveni-la e detectá-la.

Às 8h30, o serviço começa com a limpeza das mãos e uma palestra explicativa. Em seguida, a equipe de MSF checa o peso e a pressão arterial das pessoas antes de prosseguir para o exame de sangue. Em um dia, a equipe de MSF pode atender entre 40 e 60 pessoas. Alguns dos exames são transferidos para os laboratórios e a partir daí a equipe médica encaminha os casos de estágio quatro e cinco para o Centro Nacional de Doença Renal Crônica.

Foto: Arlette Blanco/MSF

Entre agosto de 2021 e junho de 2022, MSF realizou 2.376 exames para detectar a doença e alcançou 3.030 pessoas em atividades comunitárias. O acompanhamento multidisciplinar é fornecido a mais de 106 pessoas que estão nos estágios quatro e cinco da doença, os mais graves.

As populações que MSF atende mostraram um forte interesse em seus cuidados. MSF também está trabalhando para fortalecer a capacidade da comunidade de identificar sinais de risco e a necessidade de cuidados médicos abrangentes.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print