Carta de despedida: Ana de Lemos encerra trabalho à frente de MSF-Brasil

Diretora-geral de Médicos Sem Fronteiras no Brasil se despede após quase cinco anos de gestão da organização internacional humanitária

“Gente querida,

Despedidas nunca são fáceis, então prefiro dizer “até logo”. De mais de 20 anos em Médicos Sem Fronteiras (MSF), foram quase seis intensos e engrandecedores anos em MSF-Brasil, dentre os quais, quase cinco deles como diretora-executiva. Durante essa jornada, passei por diversos países, mas a trajetória no Brasil, um país tão rico culturalmente e de gente tão querida, foi especial.

Levarei para sempre comigo esses anos que compartilhamos. Esse período foi extremamente desafiador para o país e para o mundo, mas, juntos, conseguimos enfrentar a pandemia da COVID-19, uma das maiores adversidades relacionadas à saúde vividas pela humanidade.  Trabalhamos incansavelmente para ajudar a impedir o avanço do coronavírus em 12 estados brasileiros, e isso só foi possível por conta do seu apoio. Essa foi a maior operação de MSF no Brasil em 30 anos no país e a maior atuação da organização no mundo em resposta à COVID-19 em número de projetos e abrangência de atividades. Esses projetos foram marcados pelo aprendizado, troca e integração, tendo em vista as diversas parcerias, desde os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) até as lideranças da sociedade civil e das comunidades indígenas.

Os efeitos devastadores da emergência climática também estão sendo cada vez mais sentidos no Brasil e no mundo, e MSF busca enfrentá-los com o seu apoio. Os desastres socioambientais no Brasil gradativamente mais frequentes no país demonstram que a crise climática é a grande ameaça ao futuro do nosso planeta e à saúde e à sobrevivência humana. Diante disso, gostaria de reforçar: cuidar do nosso planeta é cuidar do nosso futuro.

É com alegria que compartilho com vocês que, a partir de outubro, estarão muito bem acompanhados da querida e brilhante Renata Reis, que assumirá a Diretoria Executiva. Deixo aqui o meu muito obrigada, na certeza de que sempre levarei comigo os nossos diálogos e as nossas interações ao longo de todos esses anos. Saibam, a nossa missão só é alcançada com a vossa colaboração.

Fiquem todos bem,

Até logo,

Ana de Lemos.”

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print