Academia de Saúde de MSF busca melhorar a capacitação de profissionais de saúde no Sudão do Sul

Recentemente, 88 enfermeiros e obstetrizes se formaram no programa de treinamento clínico em Lankien.

Foto: Alicia Gonzalez/MSF

Changkuoth Yoal é um enfermeiro recém-formado pela Academia de Saúde de Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Lankien, estado de Jonglei, no Sudão do Sul. Em uma região severamente afetada por conflitos intercomunitários e um sistema de saúde frágil, Changkuoth está entre os 88 alunos que concluíram com sucesso o programa intensivo de treinamento clínico com duração de dois anos. O programa é composto por cinco módulos de aprendizagem sobre cuidados básicos de enfermagem clínica com foco em 85 habilidades.

A paixão de Changkuoth pelos cuidados de saúde surgiu aos 19 anos, quando viu sua mãe lutando para sobreviver ao calazar (ou leishmaniose visceral), a segunda doença parasitária mais mortal do mundo. Durante o tratamento da mãe, ele observou a dedicação de médicos e enfermeiros e se sentiu inspirado a seguir carreira na área da saúde.

 

“O aprendizado da academia causou um grande impacto em mim”.

– Changkuoth Yoal, de 26 anos, enfermeiro formado na Academia de Saúde de MSF.

 

“Aprendi muitas habilidades que nunca havia praticado antes. Com este treinamento, estou um passo mais perto do meu sonho de salvar vidas na minha comunidade e proporcioná-las uma qualidade digna de atendimento”, diz Changkuoth.

MSF atua com mais de três mil profissionais no Sudão do Sul; mais de 90% foram recrutados localmente. No entanto, encontrar profissionais de saúde qualificados para fornecer serviços essenciais continua sendo um desafio significativo, já que décadas de conflitos e investimento insuficiente em saúde deixaram o país com uma grave escassez de infraestrutura médica e profissionais capacitados. Portanto, MSF viu a necessidade de investir em treinamento e capacitação de equipes médicas por meio da Academia de Saúde de MSF.

Em parceria com o Ministério da Saúde no país, a Academia de Saúde de MSF iniciou seu programa na República do Sudão do Sul e na Área Administrativa Especial de Abyei, em 2019. Até o momento, MSF treinou profissionais de saúde em sete regiões, incluindo Lankien e Old Fangak, no estado de Jonglei; Maban e Malakal, no estado do Alto Nilo; Pibor, Maruwa e Boma, na área administrativa da Grande Pibor; bem como Agok, na área administrativa especial de Abyei.

Foto: MSF/Florence Miettaux

Cerimônia de formatura da Academia de Saúde de MSF em Old Fangak. Junho de 2022. Sudão do Sul. Foto: Florence Miettaux/MSF

“A Academia de MSF tem como objetivo profissionalizar a formação dos profissionais de saúde. O foco principal tem sido voltado para os profissionais de saúde locais que prestam cuidados de enfermagem, obstetrícia ou serviços ambulatoriais. A especificidade da abordagem adotada pela Academia de MSF está em apoiar os alunos em seu local de trabalho”, disse Serviour Dombojena, representante nacional da Academia de Saúde de MSF no Sudão do Sul.

Os alunos de Lankien compõem o segundo corpo discente a se formar no Sudão do Sul. No ano passado, 35 profissionais concluíram o treinamento em Old Fangak; a maioria deles continua atuando em MSF, enquanto outros estão trabalhando para o Ministério da Saúde e demais organizações em todo o país.

Assim, o programa não só melhora a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes, como também contribui para aprimorar a equipe de trabalho para o sistema de saúde. Atualmente, mais de 100 alunos estão matriculados no currículo básico da Academia de MSF para cuidados de enfermagem, e 27 no currículo para serviços ambulatoriais.

 

“Eu venho de uma área onde não há médicos. Eu realmente quero ajudar minha comunidade atuando com enfermagem.”

– Jal Gatkek, profissional em formação na Academia de Saúde de MSF.

 

“É o mínimo que posso fazer para mudar a vida das pessoas na minha comunidade. Então, ter essa oportunidade de estudar, de adquirir as habilidades, é uma grande oportunidade. Acredito que isso me tornará uma pessoa que realmente ajuda na comunidade”, disse Jal Gatkek, que está em treinamento por meio de um programa de bolsas de estudo da Academia de MSF da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Juba, no Sudão do Sul.

Em todo o mundo, os locais em que a Academia de MSF atua são países que não podem investir totalmente em seu sistema de saúde e têm imensas necessidades médicas. Atualmente, MSF administra programas na República Centro-Africana, Guiné, Mali, Nigéria, Iêmen e Serra Leoa. Estamos explorando expandir a países como Burkina Faso, Afeganistão e outros.

O objetivo final da Academia de MSF é trazer melhorias duradouras à qualidade dos cuidados prestados e diminuir progressivamente a presença de profissionais internacionais, ajudando as equipes de saúde nacionais a alcançar novos níveis de habilidades e autonomia.

Com a formação de Changkuoth e seus colegas da linha de frente da saúde, o programa instiga mais esperança neles para dar continuidade aos serviços comunitários e a oferecer cuidados de saúde melhores para as pessoas.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print