A viagem a pé e de barco de Juliette após os ciclones em Madagascar

Sua casa foi devastada pelos dois ciclones que atingiram a costa leste do país em fevereiro

iAko M. Randrianarivelo/Mira Photo

Entre os dias 5 e 22 de fevereiro, os ciclones Batsirai e Emnati atingiram a costa leste de Madagascar, causando grandes danos e destruindo inúmeras instalações de saúde. Mais de 300 mil pessoas foram afetadas. Nossas equipes de emergência tiveram problemas para chegar a áreas rurais isoladas onde as pessoas têm acesso muito limitado a cuidados de saúde e outros serviços essenciais.

Devido às inundações e à infraestrutura destruídas, tivemos que superar muitos desafios logísticos para levar assistência às pessoas que vivem em áreas rurais isoladas.

Este é o caso de Juliette, uma mulher grávida que veio ao nosso centro de saúde de Ambodrian i’Sahafary, um vilarejo acessível apenas por barco onde implementamos uma clínica móvel.

Foto: iAko M. Randrianarivelo/Mira Photo

Juliette, de 23 anos, está grávida e é mãe de dois filhos, de 5 e 2 anos. Ela é agricultora de arroz, café e pimenta.

 

Foto: iAko M. Randrianarivelo/Mira Photo

Juliette vive no bairro de Fokontany, a uma hora de caminhada do centro de saúde Ambodirian’i Sahafary, onde foi para uma consulta médica.

 

Foto: iAko M. Randrianarivelo/Mira Photo

Sua casa e as de seus vizinhos foram devastadas pelo ciclone Batsirai. Suas plantações de arroz, café e pimenta também foram destruídas. Normalmente, o arroz seria colhido em abril.

 

– Foto: iAko M. Randrianarivelo/Mira Photo

“Durante o ciclone, nos abrigamos em uma casa menor, já que as maiores foram levadas pelo vento. O vento soprava forte e não podíamos antecipar as consequências reforçando as casas, nem armazenando alimentos”, explica.

 

Foto: iAko M. Randrianarivelo/Mira Photo

“Sem dinheiro, não podemos fazer nada. Se a saúde não fosse gratuita, não iríamos ao médico. Você mesmo tem que ser sua própria médica”.

 

Foto: iAko M. Randrianarivelo/Mira Photo

Estamos reabilitando as estruturas de saúde danificadas pelos ciclones em Nosy Varika e em vilarejos vizinhos, bem como a apoiando as atividades médicas nesta região que já tinha pouco acesso a cuidados médicos. Nesta imagem, Juliette posa com seus dois filhos em frente à sua casa, que foi destruída pelos ciclones.

 

Juliette sentada com seus filhos em sua casa secundária que resistiu ao ciclone.
Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print