Você está aqui

6 dicas de autocuidado para cuidar de sua própria saúde

18/03/2021
Pequenos atos podem significar uma vida muito mais saudável
6 dicas de autocuidado para cuidar de sua própria saúde

Carrie Hawks/MSF

Ninguém conhece seu corpo como você - estar envolvida com a sua saúde aumenta a probabilidade de bem-estar contínuo e duradouro. Saiba quais exames preventivos de saúde você deve realizar, como mamografias, exames de câncer de pele e exames de câncer do colo do útero, e agende-os regularmente. Observe quaisquer sintomas a serem discutidos com um profissional de saúde.

Aqui estão alguns pontos para você ficar atenta e garantir que sua saúde permaneça no caminho certo:

1 - Movimentos

Certifique-se de estar movendo seu corpo adequadamente ao longo do dia - longos períodos de tempo sentada podem causar problemas de saúde a longo prazo. Fique de pé e estique-se pelo menos uma vez a cada hora, e tente se exercitar por 30 minutos por dia.

2 - Emocional

Cuidar de sua saúde mental é tão importante quanto sua saúde física - dedique alguns minutos a cada dia para se apoiar no presente, seja honesta com o que você está sentindo e pratique alguns exercícios de respiração profunda.

3 - Região pélvica

Fortalecer a região pélvica é importante para todos, não importa o sexo ou a idade. O treinamento dos músculos pélvicos, ou exercício de Kegel, deve ser feito diariamente. Aperte os músculos de sua área pélvica (os que você usaria para parar de urinar durante o ato), segure por cinco segundos, solte por cinco segundos, e repita.

4 - Ossos

A saúde óssea é importante em todas as fases da vida, particularmente para as mulheres. Certifique-se de incluir cálcio suficiente em sua dieta e obter vitamina D, bem como incluir exercícios regulares de sustentação de peso em sua rotina diária.

5 - Exposição ao sol

Use proteção solar quando estiver em ambiente externo, e monitore quaisquer sardas, sinais ou manchas na pele que pareçam fora do comum. As coisas a serem reparadas são mudanças na forma ou na cor, ou qualquer dor ou coceira causada por marcas na pele.

6 - Seios

É importante estar atenta ao aspecto e à sensação normal de seus seios, para conseguir notar caso haja alguma mudança. Observe qualquer aspecto relacionado a caroços, inchaço, sensibilidade ou dor, e discuta qualquer preocupação com seu médico.

 

Leia mais sobre

MSF usa cookies neste site para melhorar sua experiência.
Saiba mais na

Política de Privacidade. Aceitar