Iraque: “A menina que me deu uma lição”

A anestesista de Vitória (ES) Gabriela Cellia passou um mês trabalhando em Hammam al-Alil no Iraque, onde MSF montou um hospital de campanha para atender feridos na batalha pelo controle de Mossul. Ela fala de sua experiência.

Iraque: “A menina que me deu uma lição”

Hammam al-Alil foi o segundo projeto de Médicos Sem Fronteiras (MSF) em que trabalhei. Entre setembro e outubro do ano passado, eu já havia passado oito semanas na maternidade Castor, em Bangui, capital da República Centro-Africa. Desta vez, no Iraque, dois aspectos bem diferentes da experiência me causaram impacto.
De um lado, é duro ver como seres humanos podem magoar e machucar seus semelhantes.

De outro lado, fiquei ainda mais apaixonada pelo trabalho realizado por MSF. Em Hamman al-Alil, um projeto novo, pessoas que vieram de várias partes literalmente vestiram a camisa e o colete de médico sem fronteiras e foram para hospital com o intuito de ajudar o próximo. A cada dia eu ficava mais impressionada com a vontade de todos de contribuir para fazer a diferença.

Nossa rotina era ditada pelas necessidades de pacientes que chegavam no pronto-socorro. Ali, os médicos faziam o primeiro atendimento e a triagem da escala de gravidade. Dependendo da quantidade de pacientes que chegava na porta do hospital – e algumas vezes, não poucas, eram muitos pacientes na mesma hora –, nós, anestesistas e cirurgiões, também íamos à sala de emergência para ajudar nos primeiros atendimentos. Feita essa triagem, a equipe do centro cirúrgico e os médicos emergencistas (clínicos do pronto-socorro) selecionávamos os que precisavam de cirurgia e os escalonávamos por gravidade.

Assim fazíamos nosso mapa cirúrgico. Além das cirurgias de emergência, havia os pacientes que tinham sido operados nos dias anteriores e precisavam de uma segunda ou terceira cirurgia. Essas eram somadas às emergenciais, para assim compormos o mapa cirúrgico do nosso hospital.

Nosso dia era bem cheio, e a noite também. Éramos dois anestesistas. Nos revezávamos em plantões de 24 horas, mas durante o dia os dois trabalhavam – ou, mais bem explicado, revezávamos as noites.

Uma história que me marcou ocorreu no meu segundo dia em Hammam al-Alil. Recebi uma paciente de 16 anos, com necessidade de amputação de membro inferior. Mais uma vítima da guerra – um atentado a bomba. Ela estava no pós-operatório e gritava muito. Cheguei para avaliá-la a pedido dos enfermeiros. Já havia feito medicação analgésica, além até do necessário para a dor provocada pela lesão. Não havia mais motivo para que tais gritos fossem consequência da dor física.

O enfermeiro se dirigiu a mim e disse: “Doutora, ela tem motivo para estar agindo assim: a mãe dela morreu na frente dela no atentado a bomba, o pai foi levado ferido a outro hospital, ela não tem notícias do irmão, e a menina que você está operando agora é imã dela”.

Simplesmente sentei do lado dela, segurei sua mão e fiz um carinho até ela dormir um pouco. Naquele momento, entendi que minha visão naquele contexto tinha que ser completamente diferente com os pacientes, com as pessoas, comigo mesma.
 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print