Refugiados na Sérvia
Foto: Paul Hansen/Dagens Nyheter

Em 2022, Médicos Sem Fronteiras (MSF) continuou oferecendo assistência médico-humanitária a requerentes de asilo, migrantes e refugiados vivendo em meio a condições precárias na Sérvia. 

Na medida em que milhares de pessoas tentavam cruzar os Bálcãs em 2022, em busca de segurança em outros destinos europeus, nossos pacientes relataram atos de resistência ilegais e violência indiscriminada por parte das autoridades.  

Na Sérvia, nossas equipes ajudaram migrantes e refugiados vivendo fora dos abrigos oficiais ao longo das fronteiras do Norte com a Hungria e a Romênia. Oferecemos cuidados básicos de saúde e assistência humanitária por meio de clínicas móveis, doamos itens de primeira necessidade, como cobertores e kits de higiene, e colaboramos com organizações da sociedade civil na região. 

Durante o ano, vítimas de violência física e psicológica e de formas de tratamento desumano e degradante perpetradas pelas autoridades de fronteira estiveram entre nossos pacientes. Também tratamos pessoas que tiveram a saúde afetada pelas temperaturas congelantes do inverno, pelas péssimas condições de vida e pela falta de alimentos, roupas limpas, cuidados de saúde e instalações de higiene.  

Dados referentes a 2022

12.800

Consultas ambulatoriais

450

Pessoas tratadas por violência física intencional

Filtrar por