Médicos Sem Fronteiras (MSF) administra uma série de serviços no Quênia, incluindo o tratamento de doenças crônicas e infecciosas, a assistência médica para refugiados e usuários de drogas e o apoio a vítimas de violência. 

 Em Eastlands, um subúrbio de Nairóbi, estruturamos um centro amigável para jovens em uma instalação pública para responder às consequências da violência urbana. Além de cuidados de saúde médicos, sexuais e reprodutivos e apoio psicossocial, o centro oferece atividades recreativas e educacionais. As clínicas de violência sexual foram integradas aos demais serviços de quatro centros de saúde deste bairro afetado pela violência. Também mantemos um centro de atendimento telefônico de emergência e serviço de ambulância. 

Em Mombaça, iniciamos outro programa voltado para jovens e adolescentes marginalizados, oferecendo cuidados de saúde integrais. 

Paralelamente, continuamos oferecendo serviços de saúde integrais para usuários de drogas, incluindo terapia de substituição de opioides e apoio psicossocial, em nossa clínica no modelo “one-stop”, nas quais o paciente têm acesso a todos os serviços de que necessita em uma só visita, no condado de Kiambu. 

Em junho, com o aumento do número de casos de COVID-19, ampliamos a oferta de cuidados no centro de isolamento do hospital de referência na Baía de Homa e fornecemos oxigenoterapia para pacientes críticos. Ao longo do ano, continuamos a trabalhar na melhoria dos cuidados para HIV no município. Também passamos a oferecer tratamento para doenças crônicas em duas unidades básicas de saúde. 

Em 2021, uma seca severa atingiu os municípios áridos do nordeste do Quênia. Nossas equipes ofereceram atendimento de emergência para crianças severamente desnutridas em Garissa, Marsabit e Wajir. 

No final do ano, também prestamos apoio às autoridades de saúde na resposta a um surto de calazar no município de Tharaka Nithi. 

Temos oferecido cuidados de saúde no campo de Dadaab e em seus arredores durante a maior parte de seus 30 anos de existência. Depois que o governo anunciou sua decisão de fechar dois campos de refugiados até junho de 2022, pedimos que sejam encontradas soluções sustentáveis para garantir que os refugiados possam levar uma vida segura e digna. 

Repassamos dois de nossos projetos às autoridades de saúde em 2021: um projeto de saúde sexual e reprodutiva em Likoni e um programa de doenças crônicas no município de Embu. Para garantir o acesso ininterrupto a medicamentos, apoiamos na criação de duas farmácias administradas pela comunidade. 

Dados referentes a 2022

3.270

Pessoas tratadas por causa de violência sexual

1.450

Pessoas em tratamento ARV de segunda linha sob cuidados diretos de MSF

18.400

Pacientes internados 

7.100

Partos assistidos, incluindo 530 cesarianas

Filtrar por