O sarampo é uma doença viral contagiosa e uma das maiores causas de morte entre crianças não vacinadas. Em 2018, houve mais de 140 mil mortes pela doença em todo o mundo.

Está entre as doenças infecciosas mais contagiosas e faz milhares de vítimas todos os anos, ainda que haja vacina para preveni-la.

As mortes por sarampo no mundo diminuíram em 73% nos últimos anos, passando de 535 mil em 2000 para 142 mil em 2018, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Entretanto, o vírus da doença ainda é comum em muitos países em desenvolvimento, particularmente em regiões da África e da Ásia. Há uma vacina efetiva e segura desde os anos 60, mas os surtos continuam a ocorrer devido à quantidade insuficiente de programas de imunização.

O sarampo grave é mais comum entre crianças desnutridas com menos de cinco anos. Pessoas com insuficiência de vitamina A ou com sistemas imunológicos fragilizados pelo HIV/Aids ou por outras doenças estão especialmente vulneráveis a contraírem o sarampo.

1.

Causa

O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso, normalmente transmitido por contato direto e pelo ar. O vírus infecta o trato respiratório e se espalha por todo o corpo.

2.

Sintomas

Os sintomas se manifestam entre 10 e 14 dias após a exposição ao vírus e incluem coriza, tosse, infecção nos olhos, erupção cutânea e febre alta. Três a cinco dias após o início dos sintomas, uma erupção cutânea explode. Geralmente, começa como manchas vermelhas planas que aparecem no rosto na linha do cabelo e se espalham para o pescoço, tronco, braços, pernas e pés.

3.

Prevenção

Uma vacina segura e de baixo custo contra o sarampo existe, e campanhas de vacinação em larga escala diminuíram drasticamente o número de casos e mortes por sarampo. Entretanto, a cobertura vacinal continua baixa em países com estruturas de saúde frágeis ou entre pessoas com acesso limitado a serviços de saúde, portanto, grandes surtos ainda podem ocorrer.

A vacinação é a melhor forma de proteção contra o sarampo e, mesmo após a doença se espalhar, a vacina ainda pode reduzir o número de casos e mortes. A dificuldade está no fato de pelo menos 95% das pessoas precisarem estar imunizadas para prevenir novos surtos.

4.

Diagnóstico

O diagnóstico clínico do sarampo demanda um histórico de febre de pelo menos três dias e a presença de pelo menos um dos três seguintes sintomas: tosse, coriza ou conjuntivite. Grupos de pequenas manchas brancas no interior da boca, conhecidas como manchas de Koplik, também são um sinal de sarampo. Essas manchas geralmente aparecem dois dias antes da coceira característica do sarampo.

5.

Tratamento

Não há tratamento específico para o sarampo; os pacientes são isolados e tratados por falta de vitamina As complicações relacionadas com os olhos, estomatite (aftas), desidratação devido à diarreia, falta de proteína e infecções do trato respiratório.

A maioria se recupera em duas ou três semanas, mas entre 5% a 20% das pessoas com sarampo morrem, normalmente em decorrência de complicações graves, como diarreia, desidratação, encefalite (inflamação no cérebro) ou infecções respiratórias. As crianças que correm o risco de desenvolver desnutrição moderada a grave recebem apoio nutricional e tratamento.

6.

Atividades

Em 2021, MSF administrou 1.628.600 vacinas contra o sarampo em resposta a surtos em diferentes locais do mundo. Durante o ano, nossas equipes também trataram 90.900 pessoas diagnosticadas com a doença.

Esta página foi atualizada em agosto de 2022.

Volte e continue navegando pelas atividades médicas em que MSF atua em mais de 80 países.